PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Como registrar a marca dos meus produtos?

Descubra de maneira simples e correta de como registrar uma marca

A marca do produto ou serviço da empresa deve ser registrada no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 

PUBLICIDADE

O primeiro passo após a definição da marca é verificar se não existem empresas que já utilizam a marca escolhida. 

Faça uma busca no banco de marcas do INPI para verificar se existe alguma igual ou semelhante registrada. 

PUBLICIDADE

Pesquise na Junta Comercial, no registro de domínio e também em sites de busca na Internet. Se não houver nenhuma igual ou semelhante, você pode entrar com o pedido de registro. 

A marca deve ser registrada em uma das classes de produtos ou serviços (ramo de atividade) disponibilizadas pelo INPI. 

PUBLICIDADE

Em alguns casos, se as empresas estiverem em ramos muito distintos, é possível conseguir o registro mesmo com marcas parecidas. Isto porque, a marca tem proteção na classe na qual foi registrada, ou seja, no produto ou serviço a qual se refere, com exceção das marcas de alto renome, que gozam de proteção em todas as classes. 

O processo de registro pode ser feito online no portal do INPI na Internet, com taxas menores do que as cobradas para o registro através de formulários em papel. 

No site do INPI encontra-se o manual de registro de marcas e a tabela de preços. As micro e pequenas empresas têm redução de 60% nas taxas de registro. Embora possa ser realizado pelo próprio empresário, recomenda-se a contratação de uma assessoria especializada em registro de marcas. 

Para o pedido de registro da marca, o interessado deve se cadastrar e pagar uma taxa ao INPI. Ao final do processo, caso seja deferido, será necessário o pagamento da taxa para a expedição do certificado de registro e para os primeiros 10 anos de vigência da marca. 

Por Silvio Vucink, consultor jurídico do Sebrae-SP

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This