Home Cidades Comércio em Americana vai voltar com ônibus extra

Comércio em Americana vai voltar com ônibus extra

Frota, reduzida na quarentena, vai se adequar à demanda, segundo a prefeitura; Área Azul continuará suspensa
by Pedro Heiderich

A Prefeitura de Americana definiu ontem (29) a reabertura gradual de escritórios, comércios, shoppings ou galerias, concessionárias e imobiliárias a partir de segunda-feira (1°). A administração anunciou que terá ônibus extras para os primeiros dias da reabertura e que depois analisará se aumentará a frota, que foi reduzida desde o início da quarentena. A Área Azul segue suspensa. 

Reunião do Comitê de Crise de Combate ao Covid-19 estabeleceu os termos definidos para o retorno do funcionamento destes estabelecimentos no município. Segundo a prefeitura, o decreto regulamentando a medida será publicado hoje e leva em conta o decreto estadual e as orientações debatidas em reunião com a Diretoria Regional de Saúde ontem. 

A prefeitura seguirá o que foi permitido pelo governo estadual para municípios na fase 2, onde estão todos os municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas). 

Na fase 2, definida pela cor laranja, shoppings centers (sem poder abrir praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 20%, horário reduzido para quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. 

Fica proibida a abertura de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração. 

A administração municipal destacou que dá sequência ao que tem feito desde o anúncio da quarentena, de seguir à risca às decisões do governador João Doria (PSDB). 

“Vale destacar que todas as proibições em vigor até agora são por ordem estadual, o Poder Executivo municipal apenas vem dando cumprimento ao que vem sendo determinado”, afirmou. 

A Sancetur, empresa de transporte coletivo urbano de Americana, comunicou que, nesses primeiros dias, terá ônibus extras na retaguarda, para atender os locais onde houver aumento do número de passageiros. 

De acordo com a prefeitura, passados os primeiros dias, depois de avaliado o impacto que a volta ao trabalho irá ter no transporte público, serão definidos novos horários ou aumento de veículos em determinados horários. 

Na RMC, duas prefeituras tomaram medidas diferentes. Campinas incluiu restaurantes, igrejas e templos religiosos dentre os setores permitidos, e exige redução de horário e de capacidade para as reaberturas. Paulínia incluiu salões de beleza, barbearias, lava-rápidos. 

Apenas Nova Odessa havia se pronunciado, já na quinta (28), de que seguiria as diretrizes do governo do Estado. Ontem, a prefeitura se reuniu com a Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa) para detalhar a reabertura. O município decidiu abrir todos os setores permitidos na fase 2, assim como Americana. 

Hortolândia e Sumaré seguiam sem definição ontem. Hortolândia disse na quinta (28) que está em contato com os demais municípios da RMC para analisar quais medidas serão tomadas. 

O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (PPS), disse em entrevista na quinta (28) que vai atualizar o plano de reabertura gradual do comércio que o município já tinha feito com os requisitos do Estado. “Vamos atualizar o plano pronto para conseguir a flexibilização que é muito importante para Sumaré, vamos estabelecer critérios sanitários para evitarmos riscos e anunciaremos”, afirmou. 

A prefeitura foi questionada pela reportagem ontem sobre o assunto, mas não respondeu. 

TIVOLI RETORNA NA QUINTA, DAS 14H ÀS 18H 

Com o novo decreto estadual, publicado ontem, a Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste) e o Tivoli Shopping definiram e comunicaram a prefeitura seus horários de funcionamento para essa fase inicial.  

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

TIVOLI SHOPPING | Anúncio que volta quinta; comércio de rua retorna segunda

O comércio de rua funcionará a partir desta segunda-feira (1º), de segunda a sexta, das 10h às 14h, e aos sábados, das 9h às 13h. Já o Tivoli Shopping definiu que retomará parcialmente suas atividades a partir de quinta-feira (4), das 14h às 18h.  

“Esse é um primeiro e importante passo para retomarmos nossas atividades por completo, com responsabilidade e tomando todos os cuidados necessários para proteger nossos funcionários e clientes”, comentou o presidente da Acisb, João Batista de Paula Rodrigues.  

“A mensagem não pode ser confundida. Não é hora de relaxamento nem tão pouco o risco do contágio é menor neste momento. Essa é uma fase nova, que requer a conciliação entre os bons níveis de proteção que atingimos até aqui e a necessidade da retomada gradual das atividades, sobretudo em observância à subsistência dos trabalhadores”, comentou o prefeito Denis Andia (PV).  

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste ainda avalia o aumento da oferta de linhas do transporte coletivo urbano, que foi reduzido desde o início da quarentena. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This