Home Destaque ‘Corrente de Receitas’ é proposta para interagir com amigos na quarentena

‘Corrente de Receitas’ é proposta para interagir com amigos na quarentena

Clube Gourmet incentiva o compartilhamento de pratos fáceis em grupos como forma de diminuir a ansiedade no período de distanciamento social
by Cristina Pisoni

Uma das coisas boas dessa quarentena é ver o quanto as pessoas têm se dedicado à gastronomia. São várias pessoas descobrindo os prazeres de cozinhar para a família, resgatando receitas e, em meio a esse momento tão difícil, criando memórias.

Nesta quarentena, grupos de pessoas que gostam de se comunicar inovaram e criaram as chamadas “Correntes de Receitas”. Mais que uma maneira de manter o contato e diminuir a ansiedade, esses grupos aproveitam que gostam do assunto e trocam receitas.

O pedido é para o compartilhamento de receitas fáceis, que você lembre até mesmo de cabeça ou que façam parte da história família. Essa corrente vai permitir que essas relíquias gastronômicas fiquem registradas e perdurem por mais tempo nas memórias.

Aproveito para compartilhar hoje algumas das receitas que recebi e que são opções mais que saborosas para o cardápio. Confira:

• FRALDINHA NO SHOYU (ROGÉRIA PECCHIO)

INGREDIENTES
1 peça de
fraldinha
500ml de shoyu
2 colheres de sopa
de gengibre ralado

MODO DE PREPARO
Misture tudo e coloque em uma forma pequena, para que a fraldinha fique imersa pela metade no shoyu e, cubra com papel alumínio. Asse por 2h em forno a 200°C

 

• PÃO DE QUEIJO DE FRIGIDEIRA (BERE QUINTEIRO)

INGREDIENTES

2 colheres (sopa)
de tapioca
1 ovo
2 colheres (sopa)
de mussarela
2 colheres (sopa) de
requeijão, cream cheese ou
creme de ricota
1 pitada de sal

MODO DE PREPARO
Mexa bem, coloque em uma frigideira quente (pequena) e deixe em fogo baixo por 5min de cada lado até dourar.

 

• TORTA DE LIQUIDIFICADOR PRESUNTO E QUEIJO (MATHIAS LUCHIARI)

INGREDIENTES

MASSA
2 xícaras de farinha
2 xícaras de leite
2 ovos
1 xícara de óleo
1 colher (sopa) fermento químico
1 colher (chá) sal
Parmesão ralado à gosto

RECHEIO
300g de presunto fatiado e
cortado em quadradinhos
300g de mussarela fatiada e
cortada em quadradinhos
150g de azeitona picada
1 vidro de requeijão
100g de creme de leite
Orégano à gosto

MODO DE PREPARO

Bater todos os ingredientes da massa no liquidificador. Despejar em uma assadeira metade da massa, colocar o recheio (presunto, queijo, azeitona, orégano, creme de leite e requeijão) e cobrir com o restante. Assar em forno baixo até dourar em cima e estiver assada.

• COSTELINHA DE PORCO NA CERVEJA (RAFAEL CURUMIN)

INGREDIENTES
1,5kg de costelinha de porco
1 lata de cerveja clara
1 colher (sobremesa) de mostarda
1 cebola pequena em pedaços
Sálvia
Pimenta
Alho a gosto
Sal

MODO DE PREPARO
Tempere a costelinha com sal. No liquidificador ou com mixer bata a sálvia, a mostarda e o alho com um pouco de cerveja. Despeje essa mistura sobre a carne, adicione o suco de limão, o restante da cerveja e a pimenta. Coloque a carne e os líquidos em um saco plástico e deixe marinando por 12 horas. Em uma forma, coloque a carne com os ossos virados para baixo, espalhe a cebola e parte do líquido da marinada. Reserve o líquido restante para regar depois. Cubra com papel alumínio e leve para assar por 2h30 em fogo médio, regando com frequência. Assim que a carne estiver desmanchando de macia, retire o papel alumínio e deixe dourar.

• RISOTO PERA COM GORGONZOLA (HEBER PEQUENO)

 

INGREDIENTES
1 xícara (chá) de arroz para risoto
1/2 xícara (chá) de queijo
gorgonzola esfarelado
2 miniperas
1/2 cebola
1/4 xícara (chá) de vinho branco
1 litro de caldo de legumes caseiro
Caldo de 1/2 limão
1 colher (sopa) manteiga
Azeite a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO
Leve uma panela com o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha aquecido durante todo o preparo do risoto. Enquanto o caldo aquece, faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola. Lave as peras e mantenha a casca. Corte 1 das peras em cubos de 1cm. Transfira os cubos para uma tigela e regue com caldo de limão. Reserve. Corte a outra pera em quartos, mantendo o cabinho. Leve uma frigideira, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite, coloque os quartos de pera com a parte cortada para baixo e deixe dourar por 2 min de cada lado. Reserve num prato enquanto prepara o risoto. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Adicione o arroz e mexa bem por 1 min para envolver todos os grãos com o
azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal. Regue com o vinho e mexa bem até secar. Adicione uma concha do caldo de legumes e mexa novamente até o arroz absorver o caldo. Repita o processo, acrescentando o caldo, de concha em concha, até o risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no centro. Na última adição, não deixe secar completamente – o risoto deve ficar bem úmido. Desligue o fogo, misture a manteiga, o queijo gorgonzola e o parmesão. Acrescente a pera em cubos (com o caldo de limão) e mexa delicadamente para não desmanchar. Divida o risoto em dois pratos, disponha os pedaços de pera grelhados no centro de cada um e sirva a seguir.

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This