terça-feira, 27 fevereiro 2024

‘5º Jacuba Festival de Graffiti’ acontece neste fim de semana

Evento é promovido pela Prefeitura de Hortolândia e lançamento vai acontecer nesta sexta-feira (19)

PRÉVIA | Idealizadores do evento grafitaram caixa d´água (Foto: Christopher G. Minucci/Divulgação PMH)

Os desenhos e as cores vibrantes do grafite continuam a se espalhar por Hortolândia. Para apoiar essa forma de arte urbana, a Prefeitura promove o 5º Jacuba Festival de Graffiti, neste sábado e domingo (20 e 21), às 9h. O evento contará com oito artistas de Hortolândia e região, além de outros estados. Eles criarão uma obra coletiva em um paredão de 11 metros de altura por cinco de largura, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, órgão da Prefeitura, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda.

O público poderá conferir o talento de artistas de cinco estados: Chermie (Amazonas), Korea (Sergipe), LudBird (Tocantis), Ramon Phanton (Goiás) eVeio Art (Recife). Também participarão do festival três artistas da cidade e da região: Gui Nature, Lua e Q.Pirigo. De acordo com a organização do festival, para a criação da obra coletiva serão utilizados em torno de 50.000 ml de tinta spray, volume que equivale a 50 litros. O festival terá ainda food trucks, DJ e feira com exposição de trabalhos dos artistas participantes.

O artista Leandro Kranium, um dos idealizadores do festival, explica que a proposta é apresentar o grafite para que as pessoas entendam que é uma forma de arte urbana. “O festival proporcionará à cidade diversas experiências e vivências com artistas de outros estados, agregando novos conhecimentos culturais à população. Queremos que as pessoas entendam o graffiti como parte do cotidiano e, assim, passem a valorizar mais os artistas e a arte urbana em geral. Nosso projeto é transformar Hortolândia em referência nacional na arte urbana, fomentar a identificação e formação de novos artistas, além de estimular o graffiti como profissão”, destaca Kranium.

Para dar uma prévia do festival, Kranium e Cabelin, idealizadores do evento, grafitaram a caixa d´água da Unidade Cultural Arlindo Zadi, nesta semana. O reservatório, com 15 metros de altura, recebeu os desenhos de uma arara e de uma raposa. 

A arara, criada por Kranium, e uma raposa, obra de Cabelin. A Prefeitura promove o lançamento do festival, nesta sexta-feira (19), às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, na Unidade Cultural Arlindo Zadi.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também