sábado, 25 maio 2024

A fotografia de Ada Schveitzer no festival ‘Rio das Artes’

A fotógrafa americanense Ada Schveitzer encerra hoje (1) sua participação na 7ª edição do festival “Rio das Artes”, que acontece em Piracicaba.

Com atividades em 48 pontos distintos da cidade, a programação se iniciou no final de semana passado, nos dias 24 e 25, e terminam com as atividades do sábado e domingo deste fim de semana, reunindo 97 artistas com intervenções, oficinas e mostras visuais. Toda a programação é gratuita.

Schveitzer iniciou sua participação ontem (31) com 3 mostras fotográficas e 1 oficina de fotografia com celular chamada “Retratos Sensíveis”. Todas as atividades promovidas pela fotógrafa no evento serão realizadas no Sesc Piracicaba.

“Quando estava com 33 anos decidi que gostaria de estudar o que movia meu coração e não o que garantia a minha vida financeira”, conta a fotógrafa formada no Senac Campinas.

Ela faz parte do coletivo Caleidoscópio Brasil. “Era um projeto que eu tinha e nunca saia da gaveta. Convidei duas pessoas que transformaram o projeto comigo e colocaram ele para crescer. Somos em 3 mulheres, eu, Daniele Ramirez e Lívia Pasqua.

TRABALHOS

Um dos trabalhos expostos chama-se “Do que é feita a capoeira?”. A série conta com imagens construídas ao longo de 3 anos pela fotógrafa. Com uma abordagem “livre”, a sequência combina distintas linguagens fotográficas com critério e se inicia com uma perspectiva artística e logo passa por teatro, estúdio, fotojornalismo e cenas cotidianas.

Já a mostra “Retratos Artísticos” é uma série é composta por aproximadamente 12 retratos, construída com pessoas atuantes na arte e na cultura, entre pintores, capoeiristas, artistas circenses, entre outros.

Seu outro trabalho no festival é o “Moda: Da Euforia ao Aprisionamento”. Trata-se de uma série composta por retratos que abrem diálogos sobre como nos relacionamos com o que vestimos. Com tons frios e caricatos, 3 personagens propõem o debate sobre liberdade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também