quinta-feira, 2 maio 2024

Abril é considerado o “mês do livro”

Três datas importantes são celebradas, incluindo o dia mundial do Livro 

Foto: Rafael Alves / Rede TodoDia

A história do livro e da escrita são tão antigas que se misturam. Há mais de seis mil anos, alguns pesquisadores relatam que já havia a existência de “protótipos” de livros. Algumas modificações trouxeram ao material que conhecemos hoje. 

A necessidade dos povos em guardar e transportar experiências através de gerações foi o que motivou a criação do livro, que como objeto de enorme valor cultural e intelectual, tem sido importante para a disseminação do conhecimento. 

Novos métodos de impressões foram desenvolvidos e a partir daí, o livro ganha popularização e continua sendo até hoje umas das mais importantes fontes de aprendizado. 

O mês de abril é considerado o mês do livro. Nele estão as datas do dia 2 como dia Mundial do Livro Infantil, dia 18 como dia nacional do livro infantil e o dia 23, dia mundial do livro.

Imaginou-se que com a chegada da internet, a busca por conteúdos impressos haveria de diminuir, mas na Biblioteca Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, Maria Aparecida de Almeida Nogueira, tem sido diferente. A bibliotecária Roseli Tassi, afirma que o número de leitores é alto e frequente, e o livro contribui para o desenvolvimento desses leitores.

“Muitos de nossos leitores têm procurado livros para auxiliar no enfrentamento de situações que eles passam no dia a dia. Temos um grande acervo de conteúdos de psicologia e auto-ajuda, que vêm de encontro ao crescimento pessoal”, comenta Roseli.

Com duas datas homenageando o livro infantil, Roseli ressalta que a participação dos pais têm feito a diferença no incentivo à leitura das crianças. “Nos deixa muito feliz o retorno dos pais junto de seus filhos para a biblioteca. O principal motivo é o de tirar as crianças da internet e fazer com que elas tenham acesso a conteúdos físicos”. 

A biblioteca mantém ações e atividades para manter cativo o público infantil. “Nós realizamos contações de histórias, atividades no mês de julho e o principal, a participação e o apoio de escolas que trazem seus alunos para realizar algumas tarefas e trabalhos no nosso espaço”.

Com a chegada da tecnologia e a internet, pais e responsáveis veem na biblioteca, uma ferramenta para conciliar a educação dos pequenos na vida dentro e fora do mundo virtual. 

O livro, apesar da “batalha” contra games, internet e conteúdos digitais, tem sobrevivido e levando conhecimento aos lugares onde a tecnologia ainda não chegou. É importante reconhecer a sua relevância e a viagem que é possível realizar usando apenas a imaginação.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também