O cacuriá é uma dança típica do estado do Maranhão, surgida como parte das festividades da Festa do Divino, uma das tradições juninas
Estação Cultura de Americana, das 15h às 17h, com entrada gratuita. O projeto é desenvolvido pelo Centro Cultural Candeeiro dentro das iniciativas contempladas pela Prefeitura de Americana por meio da Lei Aldir Blanc.
O cacuriá é uma dança típica do estado do Maranhão, surgida como parte das festividades da Festa do Divino, uma das tradições juninas. O ritmo é uma derivação do carimbó maranhense e inicialmente, era praticado unicamente com as caixas e canto, mas aos poucos foram acrescentados outros instrumentos, como banjo, violão, clarinete e flauta. Já a parte vocal é feita por versos improvisados respondidos por um coro de brincantes.
“Estamos fechando a programação de atividades culturais para abril. A Sectur se preocupa em dar palco à diversidade das expressões artísticas para enriquecer a vida cultural do município”, afirmou a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Sectur, por meio do telefone (19) 3408-4800.