sexta-feira, 12 abril 2024
SALTO CULTURAL

Americana reuni munícipios adjacentes em prol de recursos ao turismo

Palestra do coordenador de turismo do Estado, Vanilson Fickert é para falar sobre as cidades que compõem a Região Turística Bem Viver
Por
Carla Mendrot
Foto: Alessandro Araujo / Rede TODODIA

Americana recebeu nesta segunda-feira (26), o coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Vanilson Fickert, para uma palestra no auditório do CCL (Centro de Cultura e Lazer).

O evento contou com a participação dos conselheiros municipais de turismo de Americana e de representantes dos municípios que compõem a Região Turística Bem Viver, como por exemplo Santa Bárbara d’ Oeste, representada pelo Secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

“Santa Bárbara d’Oeste se aproxima do governo do estado em busca de ser reconhecida como um Município de Interesse Turístico, esse é um processo iniciado em 2019, que reúne toda a institucionalização do nosso município, enquanto, conselho municipal de turismo, enquanto, plano diretor de turismo, com o intuito desse pleno reconhecimento. Tudo isso é um sonho, um desejo que certamente vai engrandecer ainda mais a nossa cidade e trazer recursos para o município” destacou o secretário.

Além de Santa Bárbara d’ Oeste, outros municípios que também fazem parte da Região Turística Bem Viver são: Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa e Sumaré.

O coordenador de turismo do Estado, Vanilson Fickert comentou sobre sua vinda à Americana e sobre as atribuições e importância dos Conselhos Municipais de Turismo, bem como a aplicação da Lei Complementar nº 1.261 de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de MIT (Municípios de Interesse Turístico) para que as cidades recebam recursos financeiros.

“Recebi o convite de Americana, para vir em nome de toda a Região Turística Bem Viver, para falar sobre as questões de políticas públicas do estado e também para falar sobre o desenvolvimento da região em relação aos tipos de municípios de interesse turísticos e as obrigações que os municípios precisam ter para receber esse título”, explicou Vanilson Fickert.

Marcia Gonzaga, secretária de Cultura e Turismo de Americana, falou à Rede TODODIA sobre a importância deste evento.

“Ano passado nós estivemos na secretaria de turismo do Estado de São Paulo porque Americana pleiteia o MIT – Municípios de Interesse Turístico desde 2017, a gente vem sempre atualizando o nosso inventário e era uma intenção reunir os municípios da RT Bem Viver para tirar dúvidas, pois são municípios que também estão pleiteando, tem algumas cidades como a nossa Americana, Santa Bárbara, Campinas que estão quase prontas para receber esse título, achamos que seria no ano passado e não deu, mas nós vamos continuar tentando. Então, a importância é grande e esse recurso ajudaria demais no desenvolvimento turístico do município”, enfatizou a secretária”

Entre os pontos turísticos da cidade de Americana estão a Basílica Santo Antônio de Pádua, a Estação Cultura de Americana, o Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carrol Meneghel”, o Mercado Municipal, as orlas das praias Azul e dos Namorados, o Teatro Municipal “Lulu Benencase” e o Parque Ecológico “Eng. Cid Almeida Franco”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também