sábado, 25 maio 2024

Americanense faz sucesso na internet com as crianças

Uma personagem leve, cheia de graça e tiradas que, em tom de comédia, mostram como é o dia a dia das mulheres que trabalham em casas de família. Essa é Helô Heloilda, interpretada pela atriz americanense, radicada em Campinas, Lara Cardoso. 

Profissional de carreira dentro de grandes empresas, Lara resolveu largar tudo e investir no que sempre sonhou: ser atriz. E depois de alguns eventos como atriz e apresentadora na região onde vive, veio a ideia de criar a Helô Heloilda, uma diarista que tem muita personalidade, pouco papa na língua e muita experiência para compartilhar. 

“Todo mundo tem uma história boa com ajudantes, sejam diaristas, empregadas, babás ou governantas. Hoje, elas fazem parte da nossa casa, da nossa família mesmo. E quando pensei em criar a Helô, era uma mulher assim que eu pensava: do povo, que conversasse com todos, que fosse atrevida, mas sem perder o respeito e uma certa inocência”, conta Lara. 

Depois de chegar à conclusão sobre como seria o perfil da personagem, Lara pensou em como poderia inserir Helô no dia a dia das pessoas. Com alguns roteiros montados mentalmente, chegou a hora de passar para o papel. Lara, então, foi construindo cada fala e como cada coadjuvante faria parte de seus vídeos. 

“A ideia principal é sempre estar em ambientes novos, como se em cada história estivesse em uma família diferente, exatamente como acontece no cotidiano das diaristas. Não penso só em cenários montados, mas algo que realmente mostre casas e pessoas reais ou fictícias e sua convivência com a Helô”, lembra a atriz. 

Já para a escolha do veículo que usaria para chegar ao público, não houve dúvidas. Gratuito e democrático, o YouTube é a plataforma perfeita para que a divulgação seja mais ampla, além do Instagram, onde acontece a interação da personagem com o público. 

Helô, então, caiu no gosto popular, mais especificamente para uma faixa etária que não era exatamente o que Lara esperava: as crianças. “O canal é para pessoas de todas as idades, é claro, mas vejo que os pequenos e os mais experientes são os que mais participam, comentam, compartilham. E o engraçado é que as pessoas estão deixando de me chamar pelo meu nome real, substituindo por Helô. Acho que é um bom sinal de como está dando certo”, lembra. 

Com a repercussão positiva entre os pequenos e o conteúdo educativo de alguns episódios, Lara, que também é ex-professora, começou a ser convidada por escolas em Campinas e do entorno para apresentar palestras sobre diversos assuntos, como comportamento, valores importantes e até desenvolvimento acadêmico rumo ao futuro profissional, sempre de uma forma divertida, mas com seriedade. 

“A gente sabe que crianças e adolescentes assimilam melhor um conteúdo quando encontram alguma afinidade com o interlocutor. E como a personagem tem proximidade com esse público, criei um projeto educativo, em que começo o papo como Lara e depois vou virando a Helô”, conta. E complementa: “Ao ‘desenhar’ como vou abordar os assuntos em cada palestra, penso de duas formas: como mãe, sempre buscando assuntos que possam agregar algo à vida de quem me assiste; e como professora, ensinando e mostrando novos caminhos além da sala de aula”. 

VEIA CÔMICA SEMPRE SOBRESSAIU  

Embora uma pessoa não precise ser necessariamente engraçada para ser boa comediante, Lara sempre teve uma veia cômica. Ainda no mercado corporativo, costumava fazer as pessoas rirem em reuniões ou sempre que a situação demandava certa leveza. 

E ao decidir atuar, aproveitou esse talento para criar o personagem pelo qual hoje é reconhecida. Com Helô Heloilda, Lara exercita a comédia o tempo todo, seja pelo assunto que vai abordar, pelo jeito de falar ou por algum gestual. 

“Comédia atrai desde sempre. Não é a toa que os novos nomes mais conhecidos do mercado de entretenimento vieram da comédia, especialmente de canais do Youtube. Eu escolhi esse caminho não apenas para ter uma identificação rápida do público ou por já ser esse o meu perfil. Escolhi porque acho que, pelo humor, é possível informar muita coisa e dizer muitas verdades, mesmo aquelas que estão escondidas o tempo todo. Vivemos em um país em que grande parte da população vive com luta e enfrenta dificuldades todos os dias. E essas pessoas não perdem o humor nem a leveza de viver. Por isso acredito que dar voz ao que pensam é fundamental. Nos episódios, mesmo com piadas, levantamos temas da vida real, cotidianos”, diz. 

A atriz envolve em seus episódios os artistas da região de Campinas, como ideia de promover os talentos locais, numa corrente positiva. “Não somos concorrentes, somos colegas que trabalham juntos”, ressalta. Lara complementa que a personagem é uma homenagem a quem vive a luta diária de trabalho. “É nesse universo mais simples, de gente que vive o dia a dia sem fantasias ou glamourização, que estão as melhores histórias. Histórias reais, que valem a pena ser contadas. Helô é uma personagem divertida, leve, gentil e engraçada sem ser caricata, mas é também alguém real. Existem muitas Helôs por aí”. 

Ainda de olho no mercado que a personagem Helô está abrindo, Lara pretende lançar novas séries dentro do canal. “Uma ideia é que as pessoas tragam histórias reais para a Helô interpretar nos episódios e outra é a personagem entrevistar mulheres reais que trabalham em casas de família para escutar um pouco sobre suas rotinas e mostrar para o público como é esse dia a dia às vezes invisíveis para tanta gente. “Embora com graça, quero falar também sobre os desafios que grande parte da população passa. Andar de transporte público, querer comprar algo para os filhos e não poder, a dificuldade de manter as contas em dia, fazer compras no mercado, entre outros temas”, finaliza. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também