terça-feira, 30 abril 2024
THE BEATLES

Após 50 anos do fim da banda, Beatles lança música escrita e gravada por John Lennon

“Now and Then” lançada quinta-feira (2), ganhou vídeo clipe com aparição de Lennon e Harrison em IA ao lado de Ringo e Paul McCartney
Por
Isabela Braz
Foto: Reprodução/The Beatles

Após 50 anos do fim da banda mais famosa do mundo, The Beatles retornaram nessa quinta-feira (2) para o lançamento da música chamada como “a última música dos Beatles”. Escrita e cantada por John Lennon, há 40 anos, a música contou com ajuda de Inteligência Artificial e os talentos de Paul McCartney, George Harrison (falecido em 2001) e Ringo Starr para desenvolver a versão final.

Na terça-feira (3), a música nomeada como “Now and Then” ganhou videoclipe, com Paul e Ringo já velhinhos, ao lado de imagens geradas pela IA de seus antigos companheiros de banda.

Além da música, os músicos deram um presente completo aos fãs de rock, com um vídeo documentário “Now And Then – The Last Beatles Song” lançado na quarta-feira (1), contando sobre a produção da última música da banda britânica.

No documentário, com comentários de Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson, Paul diz que a oportunidade de produzir a última música da banda surgiu em 1994, 14 anos após o brutal assassinado de Lennon por um fã, quando Yoko Ono, esposa de Lennon, entregou uma fita de uma música de Lennon aos amigos de banda.

“Foi o mais próximo que alguma vez chegaremos de tê-lo de volta na sala”, disse Ringo Starr.

A demo, produzida no apartamento em Nova York de Lennon, apenas em voz e piano, foi um dos últimos registros das poesias produzidas por um dos astros da música mundial.

“Cada vez que pensava nisso eu me dizia: ‘Espera um minuto, digamos que eu tivesse a oportunidade de perguntar a John: Você gostaria que terminássemos essa sua última música? ’ Te garanto que a resposta teria sido ‘Sim!’ e ele teria adorado isso”, disse McCartney.

No documentário, de 14 minutos disponibilizado gratuitamente no Youtube, os músicos contam da dificuldade de deixar uma voz tão marcante quanto a de John em bom som, e sobre as dificuldades passadas após a morte de George em 2001 por decorrência de um câncer.

“Isso de certa forma nos desanimou. Demorou quase um quarto do século, esperando até o momento certo para enfrentar ‘Now and Then’ novamente”, completou Paul.

Sean Ono Lennon, filho de John e Yoko, disse que a IA serviu para limpar a gravação da fita antiga. “O meu pai teria adorado isso, porque nunca teve vergonha de experimentar tecnologia de inovação”, disse o herdeiro.

O documentário e o videoclipe da música estão disponíveis no canal oficial da banda.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também