PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Cantora Miúcha morre de câncer aos 81 anos

Irmão de Chico Buarque, ela teve uma parada respiratória em meio a um tratamento contra um câncer de pulmão

A cantora e compositora Miúcha morreu nesta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro. Ela tinha 81 anos e teve uma parada respiratória em meio a um tratamento de um câncer.

PUBLICIDADE

A informação foi confirmada à reportagem por amigos da artista, conhecida por ter interpretado a personagem Galinha no disco “Os Saltimbancos” e famosa pelas interpretações de músicas como “Pela Luz dos Olhos Teus”, “Maninha” e “Minha Namorada”.

O velório e o enterro devem acontecer nesta sexta-feira (28), no cemitério de São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Nos últimos anos, a cantora fez quimioterapia para tratar um câncer no pulmão, do qual sinalizou ter se recuperado há seis meses.Há dois meses, contudo, a doença voltou, e a cantora teria escolhido interromper os tratamentos em hospitais.

Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pintora e pianista Maria Amélia Cesário Alvim, Miúcha era mãe da também cantora Bebel Gilberto, fruto de seu casamento com João Gilberto, e irmã de Chico Buarque e das também cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque.

PUBLICIDADE

A artista lançou 14 álbuns em mais de 40 anos de carreira.

“Miúcha tinha uma qualidade rara em cantoras: sabia exatamente o que estava cantando. Isso a fazia ir mais longe do que outras que podiam ter mais dotes vocais, mas não lhe chegavam nem perto como intérpretes”, disse o escritor Ruy Castro.

Segundo ele, “Só havia algo tão delicioso quanto escutar Miúcha cantando —conversar com ela”.

Nascida Heloisa Maria Buarque de Hollanda, no Rio de Janeiro, em 30 de novembro de 1937, Miúcha mudou-se com a família para São Paulo ainda na infância, mesmo período em que começou a cantar.

Nos anos 1960, viveu em Paris, onde estudou história da arte. Durante uma viagem de férias à Itália, conheceu a cantora chilena Violeta Parra, que a apresentou ao compositor João Gilberto. Com ele, Miúcha foi casada durante oito anos e teve uma filha, a cantora Bebel Gilberto.

Em 1975, a artista fez sua primeira gravação profissional no disco “The Best of Two Worlds”, uma parceria entre João Gilberto e Stan Getz.

No mesmo ano, ela se apresentou no Newport Jazz Festival, fez espetáculos com Stan Getz e participou de uma faixa no disco “Urubu”, de Tom Jobim.

Após este lançamento, Miúcha tornou-se parceira de Tom Jobim e fez apresentações com Vinicius de Moraes, Jobim e Toquinho.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This