quinta-feira, 25 abril 2024

Centro Cultural de NO sedia exposição “Imagens reveladas”

Mostra já passou por outras cidades e reúne fotos históricas de Santa Bárbara, produzidas por 40 anos 

Mostra no Centro Herman Jankovitz (Foto: Divulgação/PMNO)

O Centro Cultural Herman Jankovitz, da Prefeitura de Nova Odessa, está sediando a exposição itinerante “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”. Após a mostra em diversos locais de Santa Bárbara d’Oeste e Americana, agora a exposição pode ser vista pelos novaodessenses até o dia 30 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Excepcionalmente, no dia 30 de julho, o Centro Cultural estará aberto das 8h às 13h.

A mostra é resultado da execução do Projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, um trabalho de preservação e difusão da coleção do fotógrafo Augusto Strazdin, pertencentes ao seu acervo formado por imagens em papel, negativos de vidro e flexíveis produzidos entre às décadas de 1930 e 1980 que o Cedoc da Fundação Romi está executando desde dezembro de 2019.

“A exposição apresenta 34 fotografias produzidas por Augusto Strazdin distribuídas em 5 painéis que mostram a trajetória do fotógrafo, o registro que produziu da cidade além de retratos feitos no seu estúdio ‘Fotografia Santa Bárbara'”, enfatizou a coordenadora do Cedoc da Fundação Romi, Sandra Edilene de Souza Barboza.

FOTÓGRAFO

Augusto Strazdin (1900-1986) nasceu na Letônia e, em 1927, veio para o Brasil. Como fotógrafo trabalhou em muitas cidades até se estabelecer em Santa Bárbara d’Oeste e, em 1937 montar o estúdio “Fotografia Santa Bárbara”. Por mais de 40 anos produziu retratos e imagens de Santa Bárbara d’Oeste, que são de grande significação para o resgate da memória e da história local, pois, mostram a arquitetura, o cotidiano, a ocupação e o desenvolvimento da cidade.

A exposição pode ser visitada no Centro Cultural Herman Jankovitz, na Avenida João Pessoa, nº 253, no Centro, Nova Odessa. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também