TV AO VIVO
TODODIA 17 de outubro de 2026
Cultura

Cia. Eclipse encena Brecht no Fábrica das Artes

Compartilhar WhatsApp Facebook

A Cia. Eclipse apresenta amanhã (14) uma nova versão da obra de Bertold Brecht, a “Ópera dos Três Vinténs”. Subindo ao palco do Fábrica das Artes, em Americana, a partir das 20h, o grupo teatral já vem circulando com a obra por diversas cidades do estado de São Paulo, promovendo uma reflexão crítica sobre temas contemporâneos.

A “Ópera dos Três Réis”, como é intitulado o espetáculo da Cia. Eclipse Cultura e Arte, chega ao território americanense com entrada gratuita ao público, após o projeto do grupo ser premiado no edital do Proac 2018-2019, contando com apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

ESPETÁCULO

A peça é dirigida em conjunto por Ricardo Cardoso, Ana Cristina Ribeiro, Ana Clara Amaral e Luciana Mizutani, que uniram suas especialidades, entre hip hop, dança contemporânea e teatro, para a construção deste trabalho.

Para Luciana Mizutani, a “Ópera” surgiu a partir de um outro projeto de dança com a diretora Ana Clara Amaral, chamado “Ritos de Passagem”. “Por conta deste outro trabalho veio o desejo de experimentarem a fala e o canto em cena”. A partir disto, durante a construção do projeto, Luciana foi convidada para participar da direção cênica da montagem.

Com a proposta de escancarar a honestidade humana em uma estrutura social falha, corrupta e desigual, o espetáculo busca apresentar uma relação inédita do teatro com as danças-urbanas em uma experimentação da relação da obra dramatúrgica com a vida dos bailarinos-atores.

“Muito de trazer Brecht para a cena tem sim a ver com essa dimensão política da arte, que já é algo da Eclipse com esse movimento das danças urbanas”, conta.

Em tempos de ataques à cultura, para Luciana é uma dádiva quando os artistas se posicionam, porém isso não deve ser uma obrigatoriedade. “É muito bom quando as pessoas se posicionam e isso é feito de maneira embasada, em princípios democráticos, em princípios de direitos humanos. Àqueles que se dispõem a pagar o preço da exposição ao se posicionarem, a minha salva de palmas”.

ECLIPSE

Com 17 anos de trabalho e pesquisas em danças urbanas, a Cia. Eclipse tem sido premiada nacional e internacionalmente. Ela realiza pesquisas artísticas e culturais para criação de peças, espetáculos, performances, intervenções e cursos por meio dos diferentes estilos de danças urbanas ligadas a cultura hip hop, que é a especialidade da companhia, enriquecidos com técnicas de dança-teatro, ginástica acrobática, circo, entre outras linguagens que contribuem com o projeto proposto.

Esta matéria foi útil para você?

Denis Carvalho TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.