sexta-feira, 14 junho 2024
CINEMA ITINERANTE

CineSolar estará em Hortolândia nesta terça-feira

Serão promovidas duas sessões, às 18h30 e às 19h30, com pipoca grátis
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação / Prefeitura de Hortolândia

A cidade de Hortolândia recebe o projeto itinerante CineSolar, um cinema montado num furgão movido a energia solar, nesta terça-feira (16). O projeto terá duas sessões, às 18h30 e às 19h30, na EMEF “Samuel da Silva Mendonça”, que fica na Rua São Luiz, 276, no Jardim Nova Europa. Será servida pipoca grátis durante as sessões, que acontecem através de um veículo, onde será montado o telão e disponibilizada as cadeiras para a população assistir os filmes.

A vinda do projeto ao município é viabilizada por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo do Estado, com patrocínio da empresa CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Hortolândia. O projeto é realizado pela empresa Brazucah Produções.

O furgão é ainda uma estação móvel de ciências, arte e tecnologia com o objetivo de divulgar para o público os conceitos de sustentabilidade e cultura de paz. O público poderá entrar no furgão e conhecer experimentos divertidos que ensinam, de forma lúdica, princípios de magnetismo e como a luz do sol se transforma em energia elétrica. O veículo tem ainda decoração feita de materiais reciclados.

Na sessão das 18h30, serão exibidos os curtas-metragens infantis e de temática ambiental “De onde vêm os dragões?”, “O gigante”, “Plantae”, “O véu de Amani” e “Lily’s hair”. Já na segunda sessão, às 19h30, a atração será a animação chinesa “Foodiverso – uma galáxia em perigo”.

CINESOLAR

O CineSolar, criado em 2013, é um projeto movido com energia solar que percorre o país para promover sessões de cinema com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, principalmente nacionais. Por ser movido à energia solar, o projeto ainda promove ações de educação ambiental, inclusão social, cultura da paz e práticas sustentáveis para difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica para a população.

Sinopses dos filmes:

1ª sessão, às 18h30:


“De Onde Vêm os Dragões?” – Direção: Grace Luzzi – São Paulo – 10 minutos – Animação/2020:

O amor de uma mãe é testado pela força, exigências físicas e emocionais de uma criança recém-nascida. Quando um dragão desperta, um plano de apoio é necessário.

“O gigante” – Direção: Júlio Vanzeler e Luis da Matta Almeida – Portugal – 10 minutos – Animação/2012:
Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam, levando no olhar o Sonho e principalmente Esperança.

“Plantae” – Direção: Guilherme Gehr – Rio de Janeiro – 10 minutos – Animação/2019:
Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.

“O Véu de Amani” – Direção: Renata Diniz – Brasil – 14min – Drama – Audiodescrição e libras:
Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

“Lily’s Hair” – Direção: Raphael Gustavo da Silva – Goiás – 14 minutos – Ficção/2019:
Audiodescrição, closed caption, libras
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

2ª sessão, às 19h30:

“Foodiverso – uma Galáxia em Perigo” – Direção: Liaoyu Chen – 89 minutos – China – Animação/2019:
O planeta Foodiverse está em perigo, Penny e seu melhor amigo Podge devem salvar o universo das garras de um malvado supervilão nesta aventura de ritmo acelerado para toda a família. Pegue seu capacete espacial e prepare-se para embarcar nesta fantástica aventura ambientada em uma galáxia distante feita inteiramente de comida: Foodiverse. Quando um supervilão maníaco ameaça o planeta, nossos heróis Penny, o pequeno bolinho de massa, e Podge, o porco gordinho, se unem em uma missão intergaláctica para salvar sua casa.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também