terça-feira, 25 junho 2024
Amigos da Leitura

Começam apresentações da Olimpíada Literária

Evento que mobiliza mais de 540 estudantes municipais foi aberto oficialmente nesta quarta-feira
Por
Redação
Foto: Divulgação/Prefeitura

Com a apresentação das turmas dos primeiros, segundos e terceiros anos, começou, na manhã desta quarta-feira (15), a 1ª Olimpíada Literária “Amigos da Leitura”, promovida pela Elo Editora, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. Mais de 540 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental em 35 escolas da rede municipal de ensino participam do projeto piloto, cujos vencedores serão anunciados durante o 3º Literalendo, evento de incentivo à leitura organizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A Olimpíada Literária integra o calendário dos 33 anos de aniversário de Hortolândia.

A abertura oficial da disputa foi feita pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes e pelo executivo Marcos Araújo, CEO (Chief Executive Officer) da Editora Elo, no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. É lá que, durante dois dias, as crianças participantes apresentarão seus trabalhos à Banca Examinadora, formada por dois representantes da editora e um da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Todo incentivo que fazemos na Educação a gente acha que sempre pode fazer mais. Os prêmios e esse reconhecimento é graças ao trabalho dos profissionais da educação”, afirmou Zezé Gomes, referindo-se aos projetos educacionais bem-sucedidos, apresentados nesta semana, em congresso científico no Canadá, e ao esforço da Administração Municipal em zerar a fila de espera por vaga na Educação Infantil, para o público de zero a três anos de idade. A expectativa é abrir 800 novas vagas ainda neste ano, por meio da implantação de oito novas unidades escolares pela organização da sociedade civil contratada. Destas, quatro já estão funcionando, beneficiando cerca de 400 crianças.

“Agradecemos o apoio da Prefeitura, por podermos implementar o projeto na cidade e aos professores que sabem a importância da leitura na vida das pessoas. Que as crianças possam se divertir!”, comentou Araújo.

“Um projeto como este, que promove a leitura, é de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança. Além de contribuir para o aprimoramento do senso crítico e do raciocínio, prepara os futuros adultos para serem cidadãos capacitados a contribuir positivamente para a transformação do mundo em um lugar melhor”, Renato Muccillo.

Para participar do projeto, cada escola recebeu maletas de leitura, com seis obras literárias variadas em cada uma delas. Os livros agora fazem parte do acervo de cada unidade escolar para uso por crianças e profissionais da educação nas salas de leitura.

Segundo as regras da atividade, cada equipe escolheu um livro da editora para ser apresentado à banca em breve performance artística de cerca de 10 minutos, seja por meio de artes visuais, de poesia, dança, música ou teatro.

Entre os escolhidos no primeiro dia estavam as obras “O mal do lobo mau”, de Cláudio Fragata; “Quem ri por último rima melhor”, de Daniel Medina e Renata Bueno; “O desfile dos animais”, de Regina Drummond e Taciana Ottowitz; e “Sr. Gentil”, de Ana Laura Alvarenga.

“Foi legal porque nos apresentamos! Eu adorei!! Gostei do trabalho que a gente fez”, comentou Victória Ockner, de seis anos, estudante da Emef Armelinda Espúrio da Silva, que interpretou uma das gatinhas. O colega Pietro Costa Crispim Nunes, de seis anos, um dos “coalas”, também gostou da experiência. “Achei o livro maravilhoso, porque tem um monte de animais e eu amei!”, afirmou o garoto.

Ao final da jornada serão escolhidos cinco finalistas, um por ano letivo. O anúncio dos vencedores e a premiação serão feitos no último domingo do mês (26/05), no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, durante a programação do 3° Literalendo.

A competição objetiva tanto incentivar a leitura, quanto estimular a criatividade e a expressão artística dos pequenos talentos literários.

Segundo a editora, os vencedores receberão medalhas; notebooks divididos para cinco escolas; um final de semana no resort “Vale Suíço” para o professor e sua equipe de apoio, além do reconhecimento com o selo de “Amigos da Leitura “. A premiação incluirá também uma visita com imersão na Elo Editora e uma sessão de contação de histórias na escola vencedora.

Confira as escolas que participarão da 1ª Olimpíada Literária “Amigos da Leitura”

  1. Emef Dona Ana José Bodini Januário
  2. Emef Fernanda Grazielle Resende Covre
  3. Emeb Josias da Silva Macedo
  4. Emef Dra Zilda Arns Neumann
  5. Emef Profa. Janilde Flores Gaby do Valle
  6. Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva
  7. Emef Nicolas Thiago Dos Santos Lofrani
  8. Emef Lourenço Daniel Zanardi
  9. Emeb Richard Chibim Naumann
  10. Emef Renato da Costa Lima
  11. Emef Profa. Lílian C. M. de Araújo
  12. Emef João Calixto da Silva
  13. Emef Dayla Cristina Souza de Amorim
  14. Emef Professora Marleciene Priscila Presta Bonfim
  15. Emef Jd Boa Esperança- Jose Roque de Moura
  16. Emef Villagio Ghiraldelli
  17. Emef Jardim Primavera
  18. Emef Prof° Patrícia Maria Capelato Basso
  19. Emef Professora Helena Futava Takahashi
  20. Emef Caio Fernando Gomes Pereira
  21. Emef Prof Cláudio Roberto Marques
  22. Emef Samuel da Silva Mendonça
  23. Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior
  24. Emef Profª Maria Célia Cabral Amaral
  25. Emef Tarsila do Amaral
  26. Emef Armelinda Espúrio da Silva
  27. Emef Jardim Amanda I – Caic
  28. Emeief Jardim Santa Esmeralda
  29. Emeief Bairro Taquara Branca
  30. Emeief Bairro Três Casas
  31. Emeief Luiza Vitória Oliveira Cruz
  32. Emeief Sebastiana das Dores Moura
  33. Emeief Jardim Adelaide
  34. Emeief José Tenório da Silva
  35. Emeief João Carlos do Amaral Soares
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também