sexta-feira, 6 dezembro 2024
Incentivo

Corporação União Barbarense e OFISB são habilitadas como Pontos de Cultura pela Política Nacional Aldir Blanc

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) promove o desenvolvimento cultural em todo o território brasileiro
Por
Felipe Gomes
Foto: Divulgação

A COMUB (Corporação Musical União Barbarense) e a OFISB (Orquestra Sinfônica de Santa Bárbara) foram reconhecidas como Pontos de Cultura pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste divulgou a informação, contida no Edital de Chamamento Público 10/2024 – Edital de Fomento a Projetos Continuados, no qual as duas instituições foram selecionadas e pré-certificadas.

O edital prevê a assinatura de um Termo de Execução Cultural, que garantirá repasse de R$ 100 mil para cada entidade durante 12 meses. Elas passaram na Fase de Seleção do Edital e devem enviar a documentação necessária para a próxima etapa, de Habilitação, para que possam assinar o Termo de Compromisso Cultural.

Os projetos apresentados têm duração de 12 meses e visam proporcionar, à população, acesso a bens e a serviços culturais nas comunidades onde atuam, oferecendo aulas gratuitas de teoria e prática musical ao longo de 2025, conforme os princípios da Política Nacional de Cultura Viva.

As entidades foram pré-certificadas para se tornarem Pontos de Cultura no município e integrar as Redes de Ponto de Cultura em níveis estadual e nacional. Segundo o Ministério da Cultura, os Pontos de Cultura são entidades jurídicas sem fins lucrativos ou grupos culturais que desenvolvem atividades artísticas em suas comunidades.

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), estabelecida pela Lei nº 14.399 em 8 de julho de 2022, visa promover o desenvolvimento cultural em todo o território brasileiro.

Criada em 2016, a OFISB tem como missão apoiar e promover a cultura, especialmente a música instrumental e vocal. A orquestra realiza apresentações com um repertório variado, sempre buscando excelência em suas metas sociais e culturais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também