quarta-feira, 25 junho 2025

‘Correndo por um sonho’ vê superação pelo ouro olímpico

Longa nacional acompanha cinco atletas mulheres que precisam aprender como trabalhar em equipe 

Filme também abre discussão sobre machismo (Foto: Divulgação)

União, superação e esperança são três palavras que definem a mensagem do filme “4×100 – Correndo Por um Sonho”, que estreia nesta quinta-feira (24) nos cinemas brasileiros. O longa nacional acompanha cinco atletas mulheres que precisam aprender a trabalhar em equipe e superar seus próprios desafios para conquistar o ouro na corrida de revezamento 4×100 metros rasos na Olimpíada de Tóquio.

Ao longo da trama ficcional, que estreia apenas um mês antes dos Jogos Olímpicos, é exibida a trajetória de Adriana (Thalita Caruata) e Maria Lúcia (Fernanda de Freitas), que após perderem o pódio nos Jogos Olímpicos Rio 2016 tomaram rumos distintos, enquanto Adriana treina em uma quadra de terra e participa de algumas lutas de MMA, Malú treina ainda mais pesado para a próxima competição.

Tomás Portella, diretor do filme, conta que a ideia do projeto partiu de Roberta Alonso, atriz que dá vida à atleta Rita no longa. “As meninas tiveram liberdade total para trabalharmos juntos o texto”, comenta ele ao lembrar que o filme também fala sobre o machismo que as mulheres enfrentam.

“Essas discussões são muito pertinentes à época”, completa Cinthia Rosa, que interpreta Jaciara. Para a atriz, levantar a bandeira do feminismo no filme foi importante para conscientizar sobre as dificuldades de ser mulher. “A mulher não quer aturar absolutamente mais nada”, completa.

A preparação de elenco e filme aconteceram em 2019, antes da pandemia. Para Fernanda de Freitas, a mensagem que fica “extrapola os Jogos Olímpicos, sem querer. Não imaginávamos que estaríamos estreando em um momento como esse”. Roberta Alonso ressalta que é importante estar de coração aberto ao assistir ao filme. “Para que a esperança e o espírito de união possam entrar, e que consigam, nesse momento, ver quantas coisas ainda o nosso país tem de bom”, completa.

(Mariana Arrudas)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também