O rapper e poeta Criolo foi o grande destaque da edição de junho da Parada Poética de Hortolândia. Realizado na Estação Jacuba, o evento lotou o espaço e levou o público a cantar e dançar ao som de um pocket show marcado pela mistura entre música, literatura e cultura popular.
Vencedor do Grammy Latino, o artista apresentou um formato diferente de outros convidados do sarau, como Gabriel O Pensador. Em vez de priorizar a declamação de poemas, Criolo apostou em um pocket show acompanhado pelo DJ DanDan e pelo cavaquinista Ricardo Rabelo, integrante do tradicional Pagode da 27, do Grajaú, na zona sul de São Paulo. Antes da apresentação, ele afirmou à TV TODODIA que a ideia era promover um encontro com o público. “A gente veio para uma conversa, para uma troca. Queremos ouvir as poesias das pessoas daqui. Viemos participar da Parada, curtir a Parada e deixar nossa contribuição”, disse.
Sarau, pertencimento e formação de jovens
Criolo destacou que sua trajetória sempre esteve ligada à palavra e aos espaços culturais comunitários. “O sarau tem uma importância absurda porque é um lugar onde eu posso ouvir pessoas que vão me ensinar muitas coisas, me reconhecer na fala de outra pessoa, fazer amizades e me sentir parte de algo”, afirmou. DanDan reforçou o impacto desses encontros na vida de crianças e adolescentes. “Mesmo que elas não entendam exatamente o que está acontecendo, estão absorvendo toda aquela energia. Isso pode influenciar o futuro delas”, comentou.
Em 2025, o rapper completou 50 anos e celebrou a data com a turnê “Criolo 50”, que passou por diversas cidades brasileiras e festivais em Portugal. As comemorações também incluíram o lançamento do livro “Na Ciranda do Tempo, poemas sobre as nossas existências”, escrito por sua mãe, a escritora e filósofa Maria Villani, com reflexões poéticas que dialogam com os temas sociais e afetivos presentes na obra do artista.
MV Bill será atração de julho
Idealizador da Parada Poética, o rapper Renan Inquérito comemorou a presença de mais um nome de destaque no evento e anunciou o convidado da próxima edição. Segundo ele, o rapper MV Bill será a atração de julho. “Já trouxemos Emicida, Arnaldo Antunes, Gabriel O Pensador, Bráulio Bessa, Sérgio Vaz e Elisa Lucinda. Ter o Criolo aqui hoje é maravilhoso. No mês que vem vai ser o MV Bill”, revelou.
Durante o evento, Renan também falou sobre a Escola Nacional do Hip Hop, iniciativa criada pelo Ministério da Educação e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março. A proposta está em fase de adesão pelos municípios e prevê ações de formação, capacitação e distribuição de materiais pedagógicos ligados à cultura hip-hop.
Literatura, cultura e combate à fome
Criolo refletiu ainda sobre o papel da leitura na formação das pessoas, ressaltando que o acesso à cultura precisa caminhar junto com políticas de combate à fome. “É importante que as crianças leiam, mas também é importante que a barriga esteja cheia de uma boa comida. As duas coisas precisam caminhar juntas”, afirmou.
Realizada mensalmente em Hortolândia, a Parada Poética se consolidou como um dos principais espaços de encontro entre literatura, música e cultura urbana da região, reunindo artistas, moradores e amantes da poesia e do hip-hop.





