Quarta, 25 Mai 2022

Dormir de touca?

Culturatendência

Dormir de touca?

Acessório de cetim virou febre entre os brothers no BBB 22, mas para que serve?

Modinha | Brunna Gonçalves que tem laces - um tipo de aplique - usa touca de cetim (Foto: Reprodução/Instagram)
Um acessório usado dentro da casa do BBB 22 tem chamado a atenção do público: a touca de cetim. Tanto os fios lisos de Jade Picon como as laces de Brunna Gonçalves passam a noite cobertos pelo acessório enquanto elas dormem. O "black power" do eliminado Luciano Estevan também ficou protegido pelo item enquanto o brother estava na casa.

Mas por quê? Qual a função da touca de cetim? João Gabriel Nunes, médico tricologista membro da Sociedade Brasileira do Cabelo, explica que "a touca de cetim se tornou um item de grande valia durante o sono porque ajuda a manter a hidratação dos fios e evitar o frizz".

"O atrito com a fronha de algodão pode propiciar a abertura das cutículas dos fios, o que favorece o ressecamento, opacidade e o embaraçamento do cabelo", explica o profissional, em entrevista para o UOL.
Assim como visto no reality show global, o tricologista afirma que a touca pode ser usada em todos os tipos de cabelos. "Porém, as pessoas com cabelos finos ou cacheados acabam se beneficiando ainda mais devido à maior fragilidade e tendência a frizz que esses tipos de fios já possuem

Nunes explica os problemas mais comuns dos diferentes tipos de madeixas e o efeito do acessório em cada um: "Um cabelo liso fino, por ser mais frágil, possui maior tendência a quebrar. Já o cabelo crespo ou cacheado, possui maior tendência ao embaraço e ao frizz persistente". "A touca de cetim ajuda a evitar essas situações, preservando a umidade, selando as cutículas e, consequentemente, propiciando cabelos mais soltos, com brilho e resistentes

"A touca mantém a finalização feita antes de dormir para não precisar acordar muito cedo para arrumar o cabelo. No cabelo liso, pode fazer escova, prancha ou babyliss que a touca mantém os fios alinhados", explica a especialista em beleza Melissa Paladino.

"Com os cabelos crespos e cacheados também: a touca mantém a forma dos cachos e evita que a pessoa gaste muito tempo de manhã. No máximo, basta borrifar um pouco de água ou leave-in para o day after da lavagem", diz.

Apesar de ser recomendada para todos os tipos de cabelos, não são todas as pessoas que se adaptam bem à touca de cetim. Isso porque, durante o uso do acessório, a área coberta fica menos arejada, o que pode contribuir para o desenvolvimento de alterações cutâneas.

Geisa Costa, médica especialista em dermatologia alerta: "Existe o risco de trazer doenças se a pessoa já tiver predisposição a dermatite seborreica ou estiver com uma afecção no couro cabeludo. Nesse caso, o uso da touca pode prejudicar e aumentar essa afecção".

A dermatologista indica que essas pessoas troquem a touca por uma fronha de cetim.

A touca de cetim requer alguns cuidados que devem ser seguidos por todos para manter os fios fortes e saudáveis e não prejudicar o couro cabeludo. Geisa Costa frisa: "É imprescindível que a touca não seja usada com cabelos úmidos", diz.

"Não basta lavar o cabelo e secar o comprimento dos fios com secador, porque o couro cabeludo é uma 'esponja' e leva seis horas pra secar. Então para usar a touca, você precisa secar o cabelo até seis horas antes de dormir", alerta.

É necessário também cuidar adequadamente da touca. "Ela deve ser lavada semanalmente e deve secar sob luz solar intensa para matar todos os fungos e bactérias. O melhor é ter duas toucas para que, enquanto uma está sendo lavada e esterilizada ao sol, a outra esteja em uso. E nunca guardar em lugar úmido e abafado - ou seja: o banheiro não é o lugar ideal. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 25 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/