PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Estação Cultural de SBO inaugura ‘Memorial da Ferrovia’

Comemorando 102 anos de sua história, estação ferroviária barbarense preserva e celebra sua história

Com o término de semanas de pesquisas, estudos e revisões do acervo histórico e de serviços de manutenção e conservação da edificação, a Estação Cultural da Fundação Romi celebra neste domingo (14), às 10h, a sua revitalização e inaugura o ‘Memorial da Ferrovia’, marcando os 102 anos de inauguração da Estação. 

PUBLICIDADE

Com projeto apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa intitulada “Preservação e Difusão do Patrimônio Ferroviário de Santa Bárbara d’Oeste” foi proposta pela Fundação Romi com o objetivo de reavivar e preservar a história da Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Santa Bárbara, inaugurada em 1917, e consolidar o equipamento cultural, que é Estação Cultural, inaugurada em 2007. 

Com investimento de R$ 122.000,00, patrocinado pelas Indústrias Romi, o projeto passou por etapas de pesquisa, checagem e revisão histórica da estação ferroviária, além do projeto expográfico do novo espaço, apresentando uma narrativa desde a chegada do ramal ferroviário, sua instalação, até a revitalização da edificação e sua conversão em um centro cultural, realizado pela equipe técnica Centro de Documentação Histórica (CEDOC) da Fundação Romi, com supervisão de sua Coordenadora, a Historiadora Sandra Edilene Souza Barboza. 

PUBLICIDADE

“Com o novo Memorial incentivaremos a população local e regional a conhecer a história da ferrovia e sua importância para o desenvolvimento da cidade e região”, explica Sandra. 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
2007 | Há 12 anos a Estação foi transformada em um complexo multicultural

PUBLICIDADE

“Esta é a primeira restauração que acontece na Estação após 12 anos de sua inauguração. Essa preservação é fundamental para que a história da estação ferroviária e a sua contribuição para o desenvolvimento da cidade não se perca”, conta Thiane Mendieta, assistente cultural da Estação. 

Na inauguração do ‘Memorial da Ferrovia’, o público presente irá desfrutar também de uma apresentação especial da Orquestra Filarmônica “Maestro Paulo Bellan“. A entrada é franca. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This