PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

‘Fetesb’ continua nesta semana em Santa Bárbara

"Caminho das Águas" e "O Amigo Dedicado" fazem parte da programação do Festival de Teatro

O dia 30 de setembro ficou marcado em Santa Bárbara d’Oeste com a abertura do Fetesb, o Festival de Teatro dos Estudantes Barbarenses. 

PUBLICIDADE

Com programação diversificada, que segue até sexta-feira (11), o palco do Teatro Municipal “Manoel Lyra” está sendo o ponto de encontro da promoção das atividades artísticas realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com a Secretaria de Educação e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana e escolas públicas e particulares do município. 

Segundo Denis Espanhol, professor de Expressão Corporal e Teatro do NEI (Núcleo de Educação Integrada) da Fundação Romi, a proposta do festival é movimentar a cidade com produções estudantis. “É um espaço onde os alunos podem ter contato com o processo da montagem de uma peça de teatro”, diz. 

PUBLICIDADE

Durante esta semana, duas apresentações foram programadas. Ontem (8), o NEI apresentou a peça “Caminho das Águas” e os alunos da Emefei “Anália de Lucca Furlan” sobem ao palco amanhã (10), às 19h30, para apresentarem o espetáculo “O Amigo Dedicado”, com classificação livre. Os ingressos custam R$ 5 e podem ser adquiridos na bilheteria do próprio teatro. 

“Caminho das Águas” narra a história de Canô, a ribeirinha que almeja conhecer o mar, e Chico, o rio São Francisco que nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e atravessa os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Ao longo dessa aventura, Canô e Chico percorrem o caminho das águas, deparando-se com uma série de personagens – índios, fauna, flora, latifundiários e grandes corporações -, vivenciando as mudanças do meio-ambiente (da mata úmida à seca), os impactos (positivos e negativos) de cada interferência do homem, até concretizarem seus destinos. 

PUBLICIDADE

“É uma peça que contem bastante linguagem narrativa, coreografias, músicas e fala da tragédia de Brumadinho, que foi um tema levantado pelos próprios alunos no primeiro semestre. É um assunto muito relevante, ainda muito atual e que precisa ser refletido pela arte também”, explica Espanhol. 

Já no espetáculo de amanhã, os alunos do 4º e 5º anos da Emefei “Anália de Lucca Furlan”, encenam o conto escrito por Oscar Wilde, adaptado coletivamente em uma ação entre alunos e professores. “O Amigo Dedicado” narra a história de um pintarroxo que ensina uma ratazana d’água os verdadeiros significados das palavras amor e amizade. 

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This