sexta-feira, 24 maio 2024

Grupo musical da Letônia faz show em Nova Odessa

Apresentação acontece sábado, na Festa Ligo e terá comida típica, artesanato e atrações

Integrantes do grupo musical se reuniram com associação cultural e prefeito de Nova Odessa, ontem (Foto: Divulgação / PMNO)

A ABCL (Associação Brasileira da Cultura Leta) realiza neste sábado (18), a partir das 18h, a Festa Ligo, tradicional evento que visa celebrar o solstício de verão na Letônia. O evento tem o apoio da Prefeitura de Nova Odessa e acontece no Espaço Cultural Leto “Ralfo Klavin”, no bairro Altos do Klavin. Na programação, comidas típicas, artesanato, danças e músicas do país do leste europeu.

A entrada custa R$ 5 e crianças não pagam. A atração principal é o trio internacional Ligo Muzikanti, composto pelos músicos Tenis Dimants, Liene Smilgaine Dimants e Egija Laura Preise, todos da Letônia.

“É um prazer receber os cantores juntamente com o presidente da Associação Leta, o Felipe Albrecht, e os membros da comunidade de descendentes”, disse o prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho, que se reuniu com os artistas na manhã de ontem.

Segundo o presidente da ABCL, o Ligo é uma tradição ancestral que continua sendo celebrada por ser um dos feriados mais queridos na Letônia. É quando o povo leto comemora o dia do solstício de verão, com a noite mais curta e o dia mais longo do ano  ou seja, é a chegada das boas colheitas.

“A Festa Ligo está de volta, após dois anos de pandemia. Queremos manter a tradição, com muita música e dança folclórica, gastronomia e artesanato. Enfim, será uma noite de festa e muita interação entre brasileiros e letos”, disse Felipe Albrecht, da Associação Leta.

ESCOLAS

Visando mostrar a cultura da Letônia, o trio Ligo Muzikanti tem feito apresentações nas escolas de Nova Odessa. Na segunda-feira (13), o grupo se apresentou na EMEF Professora Augustina Adamson Paiva, no Jardim São Francisco, e na EMEFEI Paulo Azenha, na Vila Azenha.

Nessa terça-feira (14), antes da visita ao gabinete, teve apresentação na EMEF Professora Almerinda Delegá Delben, no Parque Residencial Klavin. Para fechar o cronograma o trio se apresenta nesta quarta-feira (15) na EMEF Professora Alzira Delegá Ferreira, no Green Village.

Os letos estão entre os primeiros grupos de imigrantes trazidos da Europa no começo do século 20, mais precisamente em 1905, para ocupar o então Núcleo Colonial, atual Nova Odessa  ao lado de russos, italianos, portugueses e espanhóis, entre outros.

A comunidade de descendentes destes imigrantes do leste europeu mantém laços culturais, familiares e religiosos desde então, formando uma das maiores comunidades do tipo no Brasil.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também