segunda-feira, 4 dezembro 2023

Grupo Os Geraldos estreia “Ubu Rei”, no Sesc Campinas

Espetáculo com texto de Alfred Jarry é uma sátira e faz uma ponte entre os clássicos e contexto atual  

ELENCO | Projeto envolveu mais de 30 pessoas e 14 atores (Foto: Divulgação)

O grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas, estreia seu novo espetáculo: “Ubu Rei”, do francês Alfred Jarry, com tradução de Bárbara e Gregório Duvivier, e direção de Gabriel Villela, um dos mais premiados diretores do teatro brasileiro. A peça – um clássico do teatro ocidental, marco de ruptura e transgressão no século XIX estreia, em Campinas, acontece no Sesc, dia 19 de outubro, às 19h.

O espetáculo marca o segundo encontro do diretor Gabriel Villela com o grupo Os Geraldos. A primeira parceria resultou no espetáculo “”Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, de Claudia Barral, que tem circulado por importantes circuitos teatrais brasileiros. O diretor é conhecido por seu teatro popular, que se fundamenta não só pela linguagem plástica, de estética vinculada às raízes culturais de Minas Gerais e do Brasil, mas também pela criação de pontes de sentido entre os clássicos e o contexto do espectador de hoje. Assim, “Ubu Rei” faz uma sátira do poder obtido por usurpação e exercido com tirania, ao apresentar Pai e Mãe Ubu, um casal entregue à barbárie que invade a Polônia e, assassinando o rei, assume o seu trono.

Os Geraldos usam beleza e humor ácido e inteligente. Com este projeto, o grupo Os Geraldos, que existe há 14 anos em Campinas, levou à cidade nomes relevantes do cenário nacional das artes cênicas, como o diretor Gabriel Villela, o assistente de direção Ivan Andrade, dentre mais de 30 pessoas e 14 atores no elenco. O projeto conta com fomento do edital ProAC 01/2022.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também