domingo, 19 maio 2024
CINEMA

Hortolândia recebe mais uma edição do CineSolar

Projeto itinerante promove as sessões de cinema nesta terça-feira (16) em frente a EMEF Samuel da Silva Mendonça
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (16), o projeto itinerante CineSolar, que leva sessões de cinema movidos a energia solar à população, chega a Hortolândia promovendo duas sessões, às 18h30 e 19h30 na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Samuel da Silva Mendonça, no Jardim Nova Europa.

O projeto é um cinema itinerante, montado dentro de um furgão movido a energia solar. As exibições são feitas com a montagem de um telão ao lado do furgão que transmite as imagens e são disponibilizadas cadeiras para o público assistir os filmes.

A van além do cinema itinerante é também uma estação móvel de ciências, arte e tecnologia sendo uma alternativa para a divulgação ao público sobre os conceitos de sustentabilidade e cultura de paz. Dentro do veículo o público pode conhecer e experimentar atividades que ensinam os princípios de magnetismo e como a luz solar se torna energia elétrica.

Realizado pela Brazucah Produções, o projeto é viabilizado através do ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo do Estado com o patrocínio da CPFL, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Hortolândia. As sessões ainda terão um atrativo aos que forem acompanhar as sessões, a entrega de pipoca gratuita.

Na primeira sessão, às 18h30, o projeto exibirá os curtas-metragens infantis e de temática ambiental “De onde vêm os dragões?”, “O gigante”, “Plantae”, “O véu de Amani” e “Lily’s hair”. Já na segunda sessão, às 19h30, a atração será a animação chinesa “Foodiverso – uma galáxia em perigo”.

Sinopses dos filmes:

1ª sessão, às 18h30:

“De Onde Vêm os Dragões?” Direção de Grace Luzzi – São Paulo – 10 minutos – Animação/2020:

O amor de uma mãe é testado pela força, exigências físicas e emocionais de uma criança recém-nascida. Quando um dragão desperta, um plano de apoio é necessário.

“O gigante” Direção de Júlio Vanzeler e Luis da Matta Almeida – Portugal – 10 minutos – Animação/2012:

Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam, levando no olhar o Sonho e principalmente Esperança.

“Plantae” Direção de Guilherme Gehr – Rio de Janeiro – 10 minutos – Animação/2019:

Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.

“O Véu de Amani” Direção de Renata Diniz – Brasil – 14min – Drama com Audiodescrição e libras:

Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

“Lily’s Hair” Direção de Raphael Gustavo da Silva – Goiás – 14 minutos – Ficção/2019 com Audiodescrição, legenda e libras

Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

2ª sessão, às 19h30:

“Foodiverso – uma Galáxia em Perigo” Direção de Liaoyu Chen – 89 minutos – China – Animação/2019:

O planeta Foodiverse está em perigo, Penny e seu melhor amigo Podge devem salvar o universo das garras de um malvado supervilão nesta aventura de ritmo acelerado para toda a família. Pegue seu capacete espacial e prepare-se para embarcar nesta fantástica aventura ambientada em uma galáxia distante feita inteiramente de comida: Foodiverse. Quando um supervilão maníaco ameaça o planeta, nossos heróis Penny, o pequeno bolinho de massa, e Podge, o porco gordinho, se unem em uma missão intergaláctica para salvar sua casa.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também