sábado, 20 abril 2024

‘Juca Jazz Festival’ começa hoje

Pelo terceiro ano consecutivo, Americana fará parte da celebração mundial do jazz, o “Jazz Day”, promovido pela Unesco, com a realização da terceira edição do Juca Jazz Festival. A edição de 2019 tem seu início hoje – Dia Nacional do Choro – e segue até 30 de abril (Dia Internacional do Jazz e Dia Municipal do Jazz), com uma programação diária de shows, workshop, master class e evento em praça pública.

Da rua para o teatro, passando por bares e escola municipal de música, o Juca Jazz Festival deste ano busca a abrangência de estilos, a democratização da arte musical, através de mostra acessível e ao mesmo tempo solidária.

Com o apoio institucional da prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Fundo Social de Solidariedade de Americana, o Movimento Juca Jazz, que completou três anos de existência em fevereiro último, acumula 90 eventos realizados, centenas de músicos participantes, duas participações oficiais no “JazzDay” da Unesco, dois prêmios “Destaques Culturais do Ano”, Medalha de Mérito Cultural, várias “Moções de Aplausos” em uma ação cultural independente e espontânea, que promoveu “uma pequena revolução cultural no interior paulista”, como define Juarez Godoy, fotógrafo e produtor, responsável pela criação do movimento e produção dos eventos.

DO CHORO AO JAZZ
Em sintonia com os preceitos do “International Jazz Day” que reúne mais de 190 países e tem em sua filosofia a integração dos povos, a paz, a liberdade, a luta contra todas as formas de opressão e preconceito, através da música, o terceiro Juca Jazz Festival tem uma programação eclética, que reúne grandes artistas em diversos estilos.

Desde o choro (que é considerado o jazz brasileiro), passando pelo blues, rock, soul, música popular brasileira e o jazz tradicional, o Juca Jazz Festival deste ano tem ainda duas grandes novidades, que são eventos didáticos: Workshop com o saxofonista Samuel Pompeo e Orquestra Sinfônica de Americana – Master Class, com o violonista Laércio Ilhabela e a estreia do Juca Jazz na Praça, que reunirá vários artistas que se apresentarão no coreto da Praça José Rampazzo, no bairro Jardim São Paulo.

Com o objetivo de envolver as famílias, contará com gastronomia, artesanato, atividades voltadas para a saúde, crianças e animais de estimação – em eventos gratuitos.

“Uma satisfação imensa poder aproximar o público da arte, da cultura e fomentar a ação social, o encontro das pessoas”, celebra Juarez Godoy.

O Juca Jazz Festival é uma realização do Movimento Juca Jazz e Juarez Godoy Arte e Cultura. Tem o apoio institucional da Prefeitura de Americana – Secretaria de Cultura e Turismo e Fundo Social de Solidariedade de Americana, além de empresas.

Os eventos têm preços populares ou gratuitos. Em todos eles, serão recebidas doações voluntárias de 1 Kg de alimento não perecível. Além disso, parte da renda da bilheteria do Teatro Municipal será revertida para o Fundo Social de Solidariedade de Americana.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também