quarta-feira, 19 junho 2024
SEXTOU CULTURAL

MAC de Americana recebe exposição de gravuras

'Iconografia - SHN em Gravuras' é formado por obras de coletivo de arte americanense que completa 25 anos em 2024; confira as dicas culturais da região
Por
RENTAO PEREIRA

O MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Americana recebe neste sábado (18), a partir das 18h, a exposição “Iconografia – SHN em Gravuras”, com os últimos trabalhos do gênero produzidos pelo Coletivo SHN, que completa 25 anos em 2024.

Impressas de forma simples, utilizando serigrafia de baixa tecnologia e cores planas, as gravuras revelam ícones que decodificam conceitos através de traços e cores, dirigidas a um público universal, de fácil leitura e abertas a diversas situações e interpretações.

As obras são concebidas em meia folha (pôster 66×48 cm). De acordo com o coletivo, cada peça apresentada na mostra representa não apenas uma obra de arte de uma pequena série, mas também um poderoso veículo de comunicação que transmite mensagens e emoções com uma abordagem visual simples.

A entrada é gratuita e a classificação é livre. A exposição terá visitação até 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O evento é uma contrapartida do projeto SHN 25 ANOS, contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022).

Oficina de Lambe-Lambe

Antes da abertura da exposição, entre 14h e 16h, o grupo ministrará uma oficina de Lambe-Lambe.

O curso é gratuito e a idade mínima para participar é 14 anos.

Durante a oficina será apresentada a técnica de serigrafia, por meio da experiência do SHN. Os alunos vão aprender como produzir uma tiragem de impressos em papel no formato de pôster (lambe-lambe) e conhecerão mais a fundo a técnica da serigrafia e suas diferentes aplicações.

Confira outras atrações culturais na região

Americana
A Praça Vinícius de Moraes, no bairro Antônio Zanaga, recebe neste sábado, às 14h30, o lançamento do livro infantil “Eram dez macacos no galho de uma árvore”, do escritor Jackson Souza. durante o evento, o autor fará distribuição gratuita de exemplares, contação de história, brincadeiras e sessão de autógrafo.

Também neste sábado, o Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe o stand-up “Improvável”, em duas sessões: às 19h e às 21h. O espetáculo da Cia. Barbixas de Humor, que usa a improvisação como linguagem para a criação de jogos e de cenas artísticas de comédia. No espetáculo, um mestre de cerimônias apresenta as regras dos jogos, a plateia sugere os temas e os atores improvisam as cenas na hora, sem nenhuma preparação prévia.

Exposição Iconografia – SHN em Gravuras
Quando: Dia 18, a partir das 18h (até o dia 28 de maio)
Onde: MAC (Museu de Arte Contemporânea), no CCL – Avenida Brasil

Lançamento “Eram dez macacos no galho de uma árvore”
Quando: dia 18, às 14h30
Onde: Praça Vinícius de Moraes, bairro Antônio Zanaga

Stand-up “Improvável”
Quando: dia 18, às 19h e às 21h
Onde: Teatro Municipal Lulu Benencase – Rua Gonçalves Dias, 696 – Jardim Girassol

Hortolândia
Por mais um final de semana, Hortolândia recebe montarias e shows na edição 2024 da Festa do Peão da cidade. Nesta sexta-feira, se apresentam os sertanejos Gusttavo Lima e a dupla Bruno e Denner.

No sábado sobem ao placo MC Daniel e Manu Bahtidão. Já no domingo a animação fica por conta de Guilherme e Benuto.

Os ingressos para a Festa do Peão de Hortolândia custam a partir de R$ 40. O recinto da festa está montado na Avenida da Emancipação, em frente a EMS Farmacêutica.

Na segunda-feira, dia 20, Hortolândia recebe ainda o show da cantora Ana Cañas, que apresenta canções que ficaram famosas na voz de Belchior a partir das 19h, pelo projeto Todas Elas, que acontece no Museu da Jacuba, na Rua Rosa Maestrello 2, na Vila São Francisco. A entrada é gratuita.

Festa do Peão de Hortolândia
Quando: dias 17, 18 e 19 de maio, a partir das 19h
Onde: Recinto da Festa do Peão, Avenida da Emancipação (em frente à EMS Farmacêutica)

Projeto Todas Elas – Ana Cañas
Quando: dia 20 de maio, às 19h
Onde: Museu da Jacuba – Rua Rosa Maestrello 2, Vila São Francisco

Santa Bárbara d’Oeste
O Centro de Memórias, em Santa Bárbara d’Oeste recebe neste sábado, às 15h, o espetáculo infantil “Além do Arco-Íris. A peça conta a história de Pituca e Fuxico, que são guiados pelo desejo de trazer sua amiga, a Lagarta, de volta à vida. A direção é assinada por Bruna Frari e Mariana Yamada. A entrada é gratuita. O Centro de Memórias fica na rua João Lino, 362, no Centro.

Já o CEU das Artes “Ariovaldo Inácio – Vardão”, recebe o grupo paulista Projeto Nutar, que traz uma programação completa dedica ao pião. As atividades começam às 14h, com a “Vivência de Pião”, em que serão ensinados truques com o objeto para crianças e adultos. Às 16h30, no auditório do CEU, será apresentado o espetáculo circense “Nutar: Girando pelo fio do tempo”, que promete conduzir o público a uma viagem por meio da história e das possibilidades do pião, combinando elementos de circo, cultura popular e música. O espaço recebe ainda durante toda a tarde o “Minimuseu do Pião”, todo dedicado ao objeto de cerca de 4 mil anos. A entrada é gratuita.

Espetáculo Infantil: Além do Arco-Íris
Quando: Dia 18, às 15h
Onde: Centro de Memória Antônio Carlos Angolini – Rua João Lino, 371, Centro

Projeto Nutar
Quando: dia 18, a partir das 14h
Onde: CEU das Artes – Ariovaldo Inácio – Vardão – Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II

Cinema
Entre os destaques no cinema estão os filmes “Amigos Imaginários” e “O Tarô da Morte”.

A produção “Amigos Imaginários” traz atores reais contracenando com animações e narra a história de uma garota que descobre que pode ver os amigos imaginários de todos. A partir daí, ela embarca em uma aventura para reconectar pessoas com esses personagens. O longa traz atores de como Ryan Reynolds (Deadpool), Steve Carell (The Office), Emily Blunt ( O Dublê) e a pequena Cailey Fleming, (Star Wars: O Despertar da Força). O filme está em cartaz na versão dublada, no Moviecom Tivoli Shopping.

Já a produção “O Tarô da Morte”, acompanha a história de um grupo de amigos que viola a regra sagrada da leitura de tarô, a de nunca usar o deque de outra pessoa. Dessa forma, eles libertam um mal inominável que estava preso nas cartas. A partir daí, um por um, eles encaram seu destino e acabam em uma corrida contra a morte para escapar do futuro previsto para eles nas cartas. A produção está em cartaz na versão dublada.

A programação pode ser consultada no site do Moviecom (moviecom.com.br).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também