TV AO VIVO
TODODIA 6 de novembro de 2026
Cultura

Manu Dibango, lenda do jazz, morre após ser diagnosticado com Covid-19

Compartilhar WhatsApp Facebook

Morreu nesta terça-feira (24), aos 86 anos, o saxofonista Manu Dibango. Ele havia sido infectado com o novo coronavírus. Expoente do afro-jazz, o camaronês se tornou famoso com o hit “Soul Makossa“. 

“O mundo da música perde uma de suas lendas”, lamentou nas redes sociais o ministro da Cultura francês, Franck Riester. O artista morreu em um hospital da região de Paris. 

Emmanuel N’Djoké Dibango nasceu em 1933 na cidade de Douala, em uma família protestante. 

Continua após a publicidade

A consagração como músico veio em 1972, quando foi convidado a compor o hino do Campeonato Africano das Nações de futebol, a ser realizado em Camarões. No lado B do disco, gravou “Soul Makossa“, seu maior sucesso. 

A partir daí, o saxofonista foi convidado para tocar no teatro Apollo, templo da música afro-americana no Harlem, e agregou novas misturas, fazendo turnês internacionais. 

Esta matéria foi útil para você?

Folhapress TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.