terça-feira, 27 fevereiro 2024

Maurício de Sousa recebe ‘Prêmio FazDiferença 2022’

 Desenhista, criador da Turma da Mônica, recebeu o troféu na categoria Audiovisual; premiação foi dia 22

(Foto: Reprodução)

O desenhista Mauricio de Sousa recebeu o troféu do “Prêmio Faz Diferença 2022”, sendo representado pelo diretor da Mauricio de Sousa Produções (MSP), Rodrigo Paiva. O criador da Turma da Mônica foi premiado na categoria Audiovisual, devido a sua contribuição na indústria. O evento aconteceu na noite do dia 22 de junho, na Casa Firjan (RJ).

Para os próximos quatro anos, a MSP planeja cinco novos longas-metragens, duas séries live action, nove temporadas de séries e quatro especiais em animação.

O Prêmio Faz Diferença é uma iniciativa do jornal O Globo e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

CARREIRA
Maurício de Sousa iniciou sua carreira de ilustrador na região de Mogi das Cruzes, perto de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu.

A partir daí, vieram Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Na edição de revistas em quadrinhos, depois de passar pela Editora Abril e pela Editora Globo, assinou contrato com a italiana Panini.

Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa. Suas criações chegam a cerca de 30 países.

O criador da Turma da Mônica tem 86 anos e uma série de personagens que encantam gerações. Em mais de 60 anos de carreira, Mauricio ultrapassou a marca de 400 personagens com sua assinatura. Em março, anunciou o lançamento de gibis em braile, com a personagem Dorinha, menina cega que se junta a Turma da Mônica. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também