Nova Banda Jovem abre o 1º Festival Internacional de Música de Hortolândia neste domingo (19)
Concerto é domingo, às 14h, no Teatro do Jardim Amanda II, com participações do professor Anderson Romero e do estudante Adriano Estraiotto
A Prefeitura de Hortolândia promove neste domingo (19) o concerto de abertura do 1º Festival Internacional de Música da cidade. A programação será aberta pela Nova Banda Jovem do município, sob a regência do maestro Fernando Barreto.
A apresentação também contará com o músico e professor Anderson Romero e com o estudante Adriano Estraiotto, um dos 230 selecionados para participar dos cursos que serão ministrados ao longo do festival. O concerto acontece às 14h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jardim Amanda II, com entrada gratuita e classificação livre.
Programa da abertura
No concerto, a Nova Banda Jovem de Hortolândia vai apresentar a obra “A Divina Comédia”, inspirada no poema de mesmo nome do escritor italiano Dante Alighieri. A composição sinfônica foi criada pelo professor e arranjador americano Robert William Smith.
O programa terá ainda o concerto para dois trompetes “Under Western Skies”, do compositor americano Kevin McKee. A regência será do maestro Fernando Barreto, coordenador geral do festival e coordenador artístico e pedagógico do CEM (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia) Maestro Ronaldo Dias de Almeida.

Nova Banda Jovem
A Nova Banda Jovem é um dos grupos ligados ao CEM. O conjunto já existia anteriormente e teve o projeto retomado em 2023. Atualmente, é formado por 40 alunos do Centro.
O grupo já se apresentou ao lado de artistas como Roberta Campos, Vitor Kley, Jorge Vercillo e Fauzi Beydoun, vocalista da Tribo de Jah. A formação integra a programação musical da cidade e participa de ações culturais promovidas pelo município.
Festival internacional
Em sua primeira edição, o Festival Internacional de Música de Hortolândia tem como tema “Atravessando territórios”. O evento segue até o dia 24 e terá concertos e apresentações gratuitas em vários espaços da cidade.
A programação inclui grupos geridos pelo CEM, como Arco Brasil, Coral Jovem, Madeira Brasil, Nova Banda Jovem, Sopro de Prata e Vibrasax. Também estão previstas apresentações dos 25 projetos do Brasil e do exterior selecionados pela comissão do festival.
O evento é inspirado em iniciativas como o Festival de Inverno de Campos do Jordão e o Festival Música nas Montanhas, de Poços de Caldas. Segundo a Secretaria de Cultura, a proposta é democratizar o acesso da população à arte.
Programação pedagógica
Além dos concertos, o festival terá atividades pedagógicas com aulas e cursos ministrados por 14 professores renomados do Brasil e de outros países.
Para aquecer o público antes da abertura, o festival vem promovendo um “esquenta” com uma street band e um cortejo cênico que leva o estandarte do evento. As intervenções artísticas percorrem a cidade em eventos e espaços públicos.
Nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), as duas últimas ações do esquenta acontecem durante o Projeto Férias, no Shopping Hortolândia, sempre às 19h.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Feira de troca de livros marca os 71 anos da Biblioteca de Americana
Atividade gratuita ocorre de 26 a 29 de outubro; espaço recebeu quase 18 mil pessoas nos primeiros nove meses de 2026
Poema sobre o luto ganha forma visual em exposição em Americana
Trabalho de Gustavo Sartori e Daniel Cucatti será apresentado ao público a partir de 22 de outubro, no espaço Obrigado Vida
Exposição na França e Juca Jazz marcam legado cultural de Juarez Godoy
Juarez Godoy fundou estúdio de fotografia publicitária em 1986, levou trabalhos à França, criou o Juca Jazz e registrou três décadas da história do município
