Durante a apresentação, Evandro Ziggiatti, violinista da orquestra e arquiteto, urbanista, professor e pesquisador da Unicamp
A Orquestra Conservatório Carlos Gomes vai apresentar um concerto, gratuito, ao ar livre, no Bosque dos Jequitibás, próximo à fonte, neste domingo (3), às 11h. Os músicos vão levar ao público um repertório com obras de Mozart (Serenata), Vivaldi (Primavera), Haendel (música aquática), Ernst Mahle (Viajando pelo Brasil), César Guerra-Peixe (Mourão), Heitor Villa-Lobos (Trenzinho Caipira) e Carlos Gomes (Quem Sabe). O repertório terá o acompanhamento do Coral Meninos Cantores de Campinas e da soprano Joyce Martins.
Durante a apresentação, Evandro Ziggiatti, violinista da orquestra e arquiteto, urbanista, professor e pesquisador da Unicamp, vai abordar características sobre a arquitetura e fatos históricos e culturais do Bosque. “É uma oportunidade de o público ouvir música de qualidade e aprender um pouco mais sobre o espaço que ele frequenta e, talvez, não saiba o peso histórico e cultural do lugar”, afirma Ziggiatti.
“Queremos valorizar a cultura e os espaços históricos de nossa cidade ao som de boa música e levar a orquestra para mais perto da população de forma agradável e diferente,” diz Lara Ziggiatti, violoncelista da orquestra.
CARTÃO POSTAL
A maestrina Lígia Amadio, que também é fotógrafa, é a convidada para registrar o concerto no Bosque. As imagens serão selecionadas para a produção de um cartão-postal do espaço e para integrar uma exposição dos concertos.
A Orquestra do Conservatório Carlos Gomes tem 35 integrantes e é coordenada pelo violinista Silas Simões. “A cultura precisa estar no cotidiano das pessoas. Com esses pequenos concertos, inserimos a orquestra e a boa música na vida da cidade. Queremos que as pessoas tenham tempo para o lazer”, afirma o músico. O concerto é o quarto de uma série de oito apresentações gratuitas em praças da cidade e faz parte do projeto “Orquestra em Cartões-Postais de Campinas”.