segunda-feira, 24 junho 2024
3º LITERALENDO

Prefeitura de Hortolândia vai distribuir 60 mil livros para estudantes

Programação completa do evento gratuito foi divulgada nesta quinta-feira (16) pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia vai distribuir 60 mil obras infantojuvenis durante o 3º Literalendo, evento artístico-cultural que integra a programação dos 33 anos de aniversário da cidade. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, responsável pela ação, os livros serão entregues para cerca de 26 mil estudantes da rede municipal de educação em diversos pontos de distribuição instalados pelo Parque Irmã Dorothy.

A troca será feita por meio de filipetas a serem entregues aos pais e responsáveis nas próprias escolas, na semana que antecederá o evento. Assim como nas edições anteriores, haverá praça de alimentação e Feira Ecosol com artigos artesanais e de alimentação comercializados pelos empreendedores do Programa Economia Solidária, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

No palco principal, os visitantes verão duas grandes atrações musicais gratuitas, com artistas nacionalmente conhecidos: apresentação do cantor e compositor Hélio Ziskind, das 14h às 15h, e da atriz e professora de teatro Carla Fioroni, das 16h às 17h. Ziskind é muito conhecido por canções integrantes dos programas infantis e infantojuvenis brasileiros “Cocoricó” e “Castelo Rá-Tim-Bum”, exibidos a partir da década de 1990 na TV Cultura de São Paulo. Fioroni, muito lembrada pela atuação na peça “Trair e Coçar é só começar” e no programa televisivo “Chiquititas”, já esteve em Hortolândia, no 1º Literalendo, em 2022.

O evento cultural gratuito e aberto ao público em geral acontecerá no último domingo de maio (26), tendo como cenário o Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. A partir das 10h, o parque será tomado por uma atmosfera de cultura, literatura e arte, com atividades para todas as idades até às 17h. O tema desta edição será “A Leitura e seus mundos”.

No palco principal, a abertura será às 11h, com a apresentação do Quinteto Cultura, um dos grupos do CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia) órgão da Secretaria Municipal de Cultura. A partir das 12h, haverá contação de histórias com a Supervisora Educacional Solange Cachimiro e o Prof. de Música Hugo Maciel. Em seguida, por volta das 14h, é a vez de Ziskind se apresentar. A partir das 15h30, serão anunciadas e premiadas simbolicamente as crianças vencedoras da 1ª Olimpíada Literária “. Por fim, às 16h, a festa ficará por conta de Fioroni, com o espetáculo “Hora da História”.

Outra importante atração cultural do dia será a exposição “Os Múltiplos Olhares da Arte”, com a curadoria do professor de Arte e Música do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, Adelson dos Santos. A mostra reunirá o trabalho feito por crianças e jovens, estudantes de 30 professores da rede municipal de Hortolândia, exibindo uma média de 40 obras por professor. A exposição promete encantar o público com artigos feitos com técnicas mistas e uma variedade de temas dentro das artes visuais, convidando os visitantes a explorar diferentes perspectivas e sensibilidades por meio da percepção e do olhar das crianças.

Confira as atrações da programação no palco principal:

11h – Apresentação do Quinteto Cultura (Secretaria de Cultura)

12h – Contação de Histórias, com a Supervisora Educacional Solange Cachimiro e o Prof. de Música Hugo Maciel.

14h – Espetáculo de apresentação musical com Hélio Ziskind – Hélio canta seus sucessos

15h30 – Anúncio dos alunos classificados na Olimpíada Literária “Criança Amiga do Livro” e entrega de premiação

16h – Espetáculo de apresentação música com Carla Fioroni – Hora da História

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também