domingo, 21 abril 2024
25 ANOS DE TRADIÇÃO

Rede TODODIA conversa com profissionais dos bastidores do espetáculo Via Crucis

O sonoplasta Eraldo Vaz e a produtora do espetáculo, Lays Ramires, falam sobre seus trabalhos no espetáculo. Evento acontece entre os dias 26 e 31 de março, no complexo da Usina Santa Bárbara, em Santa Bárbara d´Oeste.
Por
Anderson Junque
Foto: Anderson Junque/Rede TODODIA

Quando uma pessoa, apreciadora da arte teatral, saí da sua casa para assistir a um espetáculo de teatro, ela aguarda por uma boa história e, sim, também pretende-se emocionar com ela. Mas colocar um espetáculo teatral em operação não é tarefa simples. São muitos elementos necessários para que o objetivo seja alcançado. Principalmente, aqueles executados pelos profissionais que não estão em cena.

A Rede TODODIA conversou com dois desses profissionais. O primeiro foi com o sonoplasta Eraldo Vaz, que há muitos anos assina a trilha sonora do espetáculo.

TODODIA – Eraldo, como é feito esse trabalho de sonoplastia, em um espetáculo que é executado em um lugar aberto?

Eraldo VazÉ feito uma pesquisa musical, de trilhas sonoras, de filmes, e até mesmo de jogos. Assim que começam os ensaios, a gente começa acompanhar e conversando com a direção para entender qual vai ser o espelho, para entender qual o ritmo que vamos trabalhar. A partir daí, começamos a desenhar as cenas de sonoplastia na parte musical.

Quem também trabalha nos bastidores do espetáculo, e coloca seu talento para que tudo o que acontece em cena, contribuía para a emoção do público que se emocione com o resultado final, é a produtora Lays Ramires.

TODODIA – Lays, você está há muitos anos trabalhando na coordenação geral desse projeto, cuidando dos bastidores para que o espetáculo aconteça. Como é essa experiência?

Lays RamiresÉ uma experiência fantástica, muito desafiadora e muito trabalhosa. Eu costumo dizer que o Via Crucis é como o Carnaval. Estamos terminando um e já pensando no próximo. É uma relação de amor e envolvimento com o projeto durante todo tempo. Eu estou aí por mais de dez anos, à frente do projeto e são muitos detalhes e as pessoas não conhecem. Para que o ensaio aconteça é necessário uma preparação, para que o ensaio aconteça na Usina [Santa Bárbara] acontece uma outra preparação, e eu tenho que estar por dentro de todos esses processos, lindando inclusive com as pessoas que vêm voluntárias para ajudar na produção, fazendo essa ponte entre elenco e direção, Secretaria de Cultura para deixar tudo em ordem. É bastante coisa. É muito prazeroso saber que no final a gente tem um resultado lindo, maravilhoso para as pessoas.

A entrevista completa dos profissionais, o telespectador e internauta vão poder conferir em uma matéria que será veiculada nesta segunda-feira (4) nos telejornais da Rede TODO DIA, que são transmitidos pelo canal 14 (TV Digital), pelo canal do YouTube (@tvtododiaoficial) e pelo streaming (tvtododia.com.br)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também