quarta-feira, 24 abril 2024

Dia do Folclore

Para celebrar a data, a Biblioteca Municipal de Hortolândia disponibiliza 190 títulos sobre o tema 

LENDAS | Biblioteca Municipal de Hortolândia celebra o Dia do Folclore (Foto: Prefeitura de Hortolândia)

Que tal comemorar o Dia do Folclore com livros? Para marcar a data, que é celebrada neste domingo (22), a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte disponibiliza ao público um acervo de cerca de 190 títulos sobre o tema. O acervo tem obras sobre contos, lendas, histórias, cantigas e brincadeiras infantis da cultura popular brasileira e sobre folclore em geral.

Entre os livros destacados pela bibliotecária Andreia Santos, estão obras sobre personagens míticos tais como Saci-Pererê, Lobisomem, Iara, Caipora e Negrinho do Pastoreio. Para quem quiser aprofundar os conhecimentos sobre o tema, a biblioteca tem ainda obras de cunho teórico. O acervo, que atualmente tem cerca de 16 mil títulos, também pode ser consultado pelo site da biblioteca.

Andreia explica que a biblioteca implantou um novo sistema de busca de títulos para facilitar o acesso dos usuários ao acervo. As obras estão divididas por temas como “Folclore”, “Séries e filmes” (obras que foram adaptadas para o cinema), “Aventuras”, “Distopia” (livros que apresentam histórias ambientadas em um futuro caótico e opressor), “Terror”, “Protagonismo Feminino”, entre outros. O novo sistema foi implantado na reabertura da biblioteca, em julho deste ano. O espaço esteve fechado durante um ano e cinco meses em razão da pandemia do coronavírus. Para quem quiser pegar livros emprestados da biblioteca sobre folclore ou outros temas, deve fazer a Carteirinha do Leitor.

Referências da cultura popular

No Dia do Folclore, costuma-se relembrar os elementos mais importantes da cultura popular brasileira, como as danças, os ritmos, as festas e os personagens. Nas danças e ritmos, podem ser citados o frevo, o maracatu, o baião, o forró, a catira. Nas festas, costuma-se lembrar a Festa Junina, talvez a principal festa popular do Brasil. Entre os personagens, estão as lendas tradicionais como a do Saci e do Curupira e também de outros personagens como a Iara, o Boto-Cor-de-Rosa, a Mula-sem-Cabeça, o Boitatá e o Negrinho do Pastoreio.

O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.

No Brasil, o Dia do Folclore foi oficializado em 17 de agosto de 1965 por meio do Decreto nº 56.747, assinado pelo então presidente militar Humberto de Alencar Castello Branco e por seu Ministro da Educação, Flávio Suplicy de Lacerda. No texto do decreto, há referência direta a William John Thoms e ao seu pioneirismo na pesquisa das culturas populares. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também