PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Santa Bárbara recebe festival de pipas e sarau

Atividades acontecem na manhã de hoje, a partir das 8h30, no Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi

Na manhã de hoje (17), das 8h30 às 12h30, o NEI (Núcleo de Educação Integrada) da Fundação Romi, de Santa Bárbara d’Oeste, promove a segunda edição do “Festival de Pipas e Sarau Literário” da escola. 

PUBLICIDADE

Com entrada gratuita, o evento é organizado para alunos do NEI, seus pais, amigos e familiares. A expectativa é de reunir cerca de 2.000 pessoas na atividade. O tema escolhido para este ano é “Juntos por um Mundo Sustentável” e tem como base a Agenda 2030 e os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
NO CÉU | O gramado do NEI recebe os participantes

PUBLICIDADE

Na primeira edição, em 2018, o evento reuniu centenas de participantes e espectadores entre alunos, ex-alunos e futuros alunos, amigos e familiares. 

NOVIDADES 

PUBLICIDADE

A edição deste ano também ganha outras proporções. Além do NEI contar com um novo ginásio poliesportivo e multicultural, o evento também será palco de um festival de talentos, em que os alunos irão expor suas aptidões artísticas, seus talentos particulares e habilidades culturais.

Todas estas atividades ainda somam-se às reapresentações teatrais das esquetes vencedoras da edição 2019 do “Recitar”, as declamações de poesias e o varal poético. Paralelamente, nos quiosques da escola, acontecem as oficinas de pipas e contação de histórias. Já o “gramadão”, recebe os pipeiros para um grande espetáculo a céu aberto de pipas, pandorgas, capuchetas, papagaios e todas as suas variações. 

ORIGENS 

O dia 22 de agosto celebra o “Dia do Folclore Brasileiro”. Dentre as tradicionais brincadeiras do folclore nacional está a pipa. Porém, no Norte do Paraná até Curitiba, ela é chamada de raia. Já no interior de São Paulo é conhecida como papagaio. Curica, Cângula, Jamanta, Pepeta, Casqueta e Chambeta são os nomes na região Norte.

Nas capitais, São Paulo e Rio de Janeiro, é pipa mesmo. Cafifa só em Niterói. Arraia, Morcego, Lebreque, Bebeu, Coruja e Tapioca, Barril ou Bolacha são os nomes na região Nordeste. Algumas cidades e regiões no Sudeste chamam também de Maranhão, Estilão ou Pião. Pandorga é no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Sul do Paraná. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This