Quinta, 19 Mai 2022

Secretaria promove oficina de maculelê na Estação Cultura

Culturaamericana

Secretaria promove oficina de maculelê na Estação Cultura

O maculelê é um tipo de dança folclórica da Bahia, com matriz nas culturas afro-brasileira e indígena, com sua origem ligada às fazendas de produção da cana-de-açúcar

Dança | As inscrições para as oficinas já estão abertas e devem ser feitas on-line (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana promove, no sábado (29), uma oficina de maculelê, que será ministrada na Estação Cultura, às 15h, pelo Centro Cultural Candeeiro.

O maculelê é um tipo de dança folclórica da Bahia, com matriz nas culturas afro-brasileira e indígena, com sua origem ligada às fazendas de produção da cana-de-açúcar. Simula uma luta com bastões de madeira, ao som de atabaques e cânticos. Essa dança baiana mais tarde se mesclou a outras manifestações culturais brasileiras, como a capoeira e o frevo.

"O maculelê faz parte da cultura brasileira e deve ser preservado como patrimônio cultural, assim como a capoeira. Deve ser mantido e respeitado como tradição. Seja ela trazida por ancestrais africanos ou criada por nativos indígenas, a beleza do maculelê traz em si os traços da miscigenação cultural do país", diz a secretaria.

A organização da oficina reforça que durante as atividades, os protocolos de higiene serão seguidos, com uso de máscara, higienização com álcool em gel e distanciamento entre os participantes. A Estação Cultura funciona na antiga estação ferroviária de Americana, hoje um centro cultural, ao lado do Terminal Urbano, na região central.

As inscrições podem ser efetuadas pelo link https://linktr.ee/Candeeeiro 
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 19 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/