Sociedade de Pediatria reclama de cena com grávida ingerindo álcool

Cena foi exibida na última sexta-feira. Em nota, a organização diz que viu a cena com preocupação

A Sociedade Brasileira de Pediatria enviou uma nota para a TV Globo reclamando de uma cena da novela “Segundo Sol” (Globo), em que a personagem Rosa (Letícia Colin) ingere álcool, apesar de estar grávida.

A cena foi exibida na última sexta-feira. Em nota, a organização diz que viu a cena com preocupação. “A SBP sabe que se trata de uma obra de ficção, contudo, considera preocupante a abordagem dessa prática, pois pode confundir e influenciar a população, estimulando posturas impróprias, com graves consequências para a saúde e o bem-estar dos fetos e recém-nascidos”.

A carta assinada por Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, lembra que o consumo de álcool por mulheres gestantes “é totalmente desaconselhado em qualquer fase da gestação e em qualquer quantidade de bebida”.

Entre os riscos citados está o de o bebê apresentar malformações congênitas, atraso no crescimento, alterações em diferentes órgãos, sistemas e aparelhos, principalmente no sistema nervoso central e desordens de comportamento.

“Esse conjunto de alterações é denominado SAF (Síndrome Alcoólica Fetal), cuja ocorrência faz com que as crianças atingidas possam ter dificuldades na aprendizagem, de memória, na fala, na audição e a incapacidade de resolver problemas”, cita a nota.

Como a cena já foi exibida, a organização pede que a novela faça um nova cena esclarecendo o fato e estimulando práticas preventivas. A organização até oferece seus pediatras como consultores.

A carta pede ainda que os autores fiquem mais atentos aos fatos que podem estar ligados às causas da infância e da adolescência, de forma geral.

Pin It on Pinterest

Share This