quinta-feira, 25 abril 2024

Virada Cultural: 24 horas de música e arte

Santa Bárbara d’Oeste foi uma das cidades do Estado que registrou recordes de público na Virada Cultural Paulista, nos anos anteriores. Mas como nenhuma cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) foi contemplada com o evento estadual neste ano, o município assumiu o desafio de promover, pela primeira vez, a Virada Cultural S. Bárbara, que será realizada sábado (7) e domingo (8) em vários espaços culturais. 

Serão 24 horas de intensa programação cultural, com 38 atrações. Além de três destaques, o Rappin’ Hood, Fresno e Filhos dos Caras, a Virada interiorana contribuirá para valorizar os talentos locais e regionais. O melhor: a entrada é gratuita. 

DESTAQUES 

Ninguém precisará esperar o Lollapalooza Brasil 2020 para conferir o talento do Fresno. O grupo gaúcho estará na Virada barbarense. A banda subirá ao palco do CSU (Centro Social Urbano) no domingo (8/12), às 18h, fechando a programação. Apresentará o novo álbum “Sua Alegria Foi Cancelada”. 

O compositor e produtor Rappin‘ Hood – Rapper mostrará o porquê do sucesso que faz, ao unir o rap com o samba, duas vertentes musicais que representam a voz das periferias. Subirá ao palco no domingo, às 16h, no Centro Social Urbano. 

RAPPIN’ HOOD | Rapper se apresenta domingo, no CSU

Outro ponto alto da festa será a apresentação de Wilson Simoninha, filho de Simonal, de Max Vianna, de Djavan e de Leo Maia, rebento de Tim Maia, que vão tocar repertórios desses cantores que inscreveram os nomes na cena musical brasileira. Os Filhos dos Caras é um tributo aos ícones da Black music no Brasil. O show está marcado para 23h59 do sábado, no CSU. 

Os shows também vão rolar no Parque Araçariguama, no prolongamento da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, em uma área coberta de 450 m², onde acontecerão apresentações de rock. O apogeu será domingo com o Batuca Batera, composta por 30 baterias e 26 artistas no palco do parque. 

DEMOCRÁTICO 

O evento também será uma vitrine para os artistas da cidade e região. Será democrático e reunirá música, artes visuais, cinema, teatro, circo, literatura, narrativa oral, dança, cultura popular e cultura urbana. 

As atrações também serão na Praça Central Coronel Luis Alves, na nova Biblioteca Municipal e na Estação Cultural da Fundação Romi. 

GASTRONOMIA 

Entre as novidades, o Centro Social Urbano receberá a Beer Station Heineken. A área de alimentação será composta por estabelecimentos que se inscreveram no edital da Rede Gastronômica. O Parque Araçariguama será o Palco do Rock da primeira edição do evento e também terá foodtrucks. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA VIRADA CULTURAL PAULISTA EM SANTA BÁRBARA D’OESTE

07/12 – SÁBADO
9h: Nova Biblioteca (Central) – Oficina de Criação e Performance Poética com Jô Freitas Cenopoesia
18h: CSU – RedFoots
19h: Parque Araçariguama – CPK Rock Band
19h30: CSU – Intervenção Projeto N’Calma
20h: CSU – Ômega Trio
20h30: Praça Central – Mostra de Dança / CSU – Intervenção Projeto N’Calma
21h: Parque Araçariguama – Banda GTC
21h30: CSU – Intervenção Projeto N’Calma
22h: CSU – Bleck a Bamba
22h30: Praça Central – Bloco Apareceu a Margarida e Traquitana
23h: Pq. Araçariguama – Frann Azalim Rock Club
23h30: CSU – Intervenção Projeto N’Calma
23h59: CSU – Os Filhos dos Caras (Simoninha, Léo Maia e Max Viana)

08/12 – DOMINGO

2h: CSU – Cinema drive-in (curta)
2h30: CSU – Cinema drive-in (longa)
5h: Estação Cultural – Amigos Seresteiros
6h: Estação Cultural – Cia de Folia de Reis, “Ouro, Incenso e Mirra”
7h: Estação Cultural – Maracatu Estação Quilombo
8h: Estação Cultural / Associação de Capoeira SBO Mestre Luisão
9h: Estação Cultural – Fanfarra CIEP Prof José Renato Pedroso / Nova Biblioteca (Central) – Oficina de Criação e Performance Poética com Jô Freitas Cenopoesia
10h: Praça Central – Corporação Musical União Barbarense
11h: Praça Central – FAMAM
12h: Praça Central – Orquestra Barbarense de Violas
13h: Parque Araçariguama – Sabbath Cadabra
13h30: CSU – Intervenção Projeto N’Calma
14h: CSU – Circuito Hip Hop / Nova Biblioteca (Central) – “Historieta”, Cia Gramelô de Teatro / Nova Biblioteca (Central) – Oficina de Customização de camisetas com Elisabete Padovezi
15h: Parque Araçariguama – Batuca Batera / Nova Biblioteca (Central) – “Malabarindo”, MB Circo
15h30: CSU – Intervenção Projeto N’Calma
16h: CSU – Rappin Hood / Nova Biblioteca (Central) – “Os Fabulantes”, Grupo Di Atus
17h30: CSU – Intervenção Projeto N’Calma
18h: CSU – Fresno

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também