Home Cidades DAE de Americana quer ampliar trabalho da Accell

DAE de Americana quer ampliar trabalho da Accell

Controle de perdas de água na região de dois reservatórios, R10 e R11, motiva departamento a levá-lo a outras áreas
by Leon Botão

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana sinalizou essa semana que pretende ampliar o trabalho de combate a vazamentos e controle de pressão das redes de água para outras partes da cidade, após o bom resultado obtido na região do São Luiz pela empresa Accell, contratada para o serviço. A medida, no entanto, depender da próxima gestão. 

Conforme mostrou com exclusividade o TODODIA, ao longo de 12 meses, a empresa Accell realizou um trabalho de monitoramento e controle das pressões na rede de água na região dos reservatórios R10 e R11, que atendem São Luiz, Colina, Mirandola, Boer e adjacências. Nesse período, a redução de perdas de água foi de 36%, já que o índice de água desperdiçada no início da ação era de 72%, caindo 46%. 

Com o bom resultado, o contrato firmado entre DAE e empresa em julho do ano passado no valor de R$ 1,2 milhão para 12 meses foi prorrogado até janeiro de 2021 por mais R$ 270 mil. 

A experiência, na análise do superintendente da autarquia, Carlos Zappia, foi positiva. Por isso, diz, é interesse do DAE implantar esse tipo de trabalho em outras regiões da cidade, a fim de combater as perdas na rede. 

“Quando contratamos a Accell, essa região estava com mais de mil vazamentos. Hoje tem cerca de 100 acumulados. O trabalho que está sendo feito nessa região de controle de pressão e perdas é um trabalho que pretendemos que seja replicado na cidade, porque o resultado aqui está sendo muito interessante”, afirmou Zappia. 

A Accell usa a tecnologia para fazer esse controle. De acordo com a empresa, foram instaladas dezenas de medidores na rede, que informam a pressão da água em tempo real, via dados celulares, de forma que ela possa ser controlada e reduzida, sem prejudicar o abastecimento, evitando os rompimentos na rede antiga. 

Além disso, os medidores também identificam vazamentos, que são informados com rapidez ao DAE para realizar o reparo. 

“São ferramentas muito eficientes no combate às perdas de água. Acreditamos que a aplicação destas mesmas tecnologias em outras regiões da cidade certamente ampliará os benefícios para a população de Americana, reduzindo o risco de falta de água no sistema consideravelmente, e conservando de maneira eficaz este bem tão precioso a todos nós”, afirmou o diretor comercial da Accel, Sandro Moretti. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This