Home TodoDia MaxiMaxi Saúde De olho na imunidade infantil

De olho na imunidade infantil

Hábitos saudáveis são essenciais para o sistema imunológico em formação das crianças
by Folhapress

Diante do risco de contrair uma doença nova, como a Covid-19, é comum buscar meios de fortalecer as defesas do organismo. No caso das crianças, o sistema imunológico está em desenvolvimento. Para responder bem às ameaças, é essencial ter hábitos saudáveis e não depositar esperanças em um produto “milagroso”. 

Alessandra Miramontes Lima, pediatra especialista em alergia e imunologia do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo (SP), explica que o sistema imunológico é dividido em duas partes: inato, que já nasce com a pessoa e não tem defesa específica para alguns vírus e bactérias, e adaptativo, que reconhece as diferentes “ameaças” e cria uma memória imunológica. 

O sistema adaptativo é desenvolvido conforme a criança vai crescendo. 

Segundo Alessandra, a imaturidade do sistema imune infantil aliada a outros fatores, como poluição, higiene e convivência social, explicam porque as crianças ficam resfriadas com mais frequência que os adultos. 

Renato Kfouri, infectologista e pediatra da Associação Paulista de Medicina, lembra que em ambientes como escolas e creches, além de contato com outras crianças, há compartilhamento de brinquedos e ambientes fechados que favorecem o contágio. 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

“O distanciamento reduziu não só a Covid-19, mas todas as doenças respiratórias, mostrando o papel que a convivência tem na transmissão”, diz Kfouri. 

Outro efeito da pandemia foi a redução da quantidade de consultas e o adiamento da vacinação por medo de sair de casa. “Atrasar o calendário vacinal pode causar, após a pandemia, uma onda de doenças que já estavam controladas”, diz.

A resposta imune do recém-nascido conta com os anticorpos que a mãe adquiriu ao longo da vida, estes são transferidos na gestação e pela amamentação. “O leite materno modula o sistema imunológico da criança para o resto da vida, prevenindo alergias e infecções”, destaca Kfouri. 

ORIENTAÇÕES 

Segundo os pediatras, as principais recomendações para manter uma boa imunidade, além do aleitamento materno, é ter alimentação saudável, a caderneta de vacinação em dia, boa prática de higiene e consultar o pediatra com frequência. 

Além disso, outros hábitos que são importantes para a saúde como um todo também devem ser considerados, como sono regular, tomar sol e fazer atividade física frequente. 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This