Home Especiais Decoração de Natal requer segurança e planejamento

Decoração de Natal requer segurança e planejamento

Pandemia de Covid-19 e crise econômica podem ter afetado a arrecadação dos condomínios
by Folhapress

As decorações natalinas já se espalham pelos lares de quem comemora a data. Quando o condomínio também entra no clima, é importante que tudo seja planejado e instalado de forma segura.

O síndico profissional Claudio Gonçalves, da “Empraps, administra três prédios. Em um deles, na Mooca (zona leste da Capital paulista), a decoração começou a ser instalada no início de novembro para que tudo esteja pronto até o dia 20 de dezembro. “A ideia é colocar [a decoração] em um ponto que fique visualmente bonito e não incomode as pessoas”, diz o síndico.

Gonçalves conta que a pandemia do novo coronavírus afetou os planos dos moradores. Em anos anteriores, havia celebração com carrinho de pipoca e algodão doce, além da visita do Papai Noel, que entregava presentes às crianças do condomínio. Em 2020, o evento foi cancelado para não ter aglomerações.

Apesar da mudança, o síndico diz que manter a decoração faz com que as pessoas sintam o espírito natalino. “O ano de 2020 foi muito difícil. O Natal pode ser um pedido de renovação para que 2021 seja melhor”, afirma.

O advogado Jaques Bushatsky ressalta a importância de respeitar todas as religiões e conviver com a diversidade. Em relação à decoração, ele chama a atenção para o planejamento. “É interessante que essas previsões sejam feitas bem antes para organizar financeiramente e apurar o desejo dos condôminos que querem ou não esse tipo de decoração”, diz.

O advogado Alexandre Callé lembra que a crise econômica pode ter impactado a arrecadação dos condomínios, que podem optar por decorações mais modestas ou por não enfeitar.

Além do visual, alguns prédios fazem ações práticas como a caixinha de Natal para funcionários. Callé recomenda que iniciativas do tipo sejam opcionais e não identifiquem o nome de quem está contribuindo. “A colaboração tem que ser espontânea”, diz o advogado.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

(Arte: Folhapress)

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This