Home Brasil + Mundo Desemprego atinge 14 milhões de pessoas na quarta semana de setembro

Desemprego atinge 14 milhões de pessoas na quarta semana de setembro

Os dados foram divulgados pela Pnad Covid do IBGE
by Folhapress

O número de desocupados no Brasil chegou a 14 milhões na última semana de setembro, com a taxa de desocupação atingindo 14,4%, segundo dados divulgados pela Pnad Covid do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (16). 

Apesar de o número ser o maior contingente da série histórica da pesquisa, que começou em maio deste ano, em meio à pandemia da Covid-19, segundo o IBGE se trata de uma estabilidade na comparação com a semana anterior, que tinha 13,3 milhões de desocupados, com taxa de desemprego em 13,7%. 

A coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, apontou que, embora as informações sobre a desocupação tenham ficado estáveis na comparação semanal, elas sugerem que mais pessoas estejam pressionando o mercado em busca de trabalho, em meio à flexibilização das medidas de distanciamento social e à retomada das atividades econômicas. 

Na primeira semana de maio, quando os primeiros dados da Pnad Covid foram coletados, o Brasil tinha 9,8 milhões de pessoas desocupadas, o que representa um aumento superior a quatro 4 milhões no contingente total. No mesmo período, a população ocupada caiu de 83,9 milhões para 83 milhões. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This