quinta-feira, 25 abril 2024

Americana lança ‘Projeto Ecoponto’

A Prefeitura de Americana, por meio das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) – Unidade de Limpeza Pública e de Educação, está lançando nas escolas o Projeto Ecoponto Americana para conscientizar e divulgar junto aos alunos da rede municipal de ensino a função dos Ecopontos na cidade. Na última sexta-feira (13), o projeto foi lançado na Casa da Criança Araúna, no Jardim dos Lírios, com a participação de 100 crianças.

O projeto consiste em ações e atividades de conscientização nas escolas com apresentação de vídeo sobre coleta seletiva e reciclagem com o personagem Lixildo, distribuição de panfletos informativos e palestras. “O projeto visa despertar a consciência dos alunos para torná-los agentes multiplicadores de informações junto às famílias e comunidade sobre a destinação correta dos materiais”, explica a diretora da Unidade de Limpeza Pública (ULP), Lígia Rodrigues.

Os ecopontos são o destino correto para descartar entulhos, pneus, móveis, galhos de árvore, eletrodomésticos, resíduos de construção civil, entre outros materiais inservíveis. Só não é permitido descartar lâmpadas fluorescentes, animais mortos, gesso, lixo doméstico, lixo hospitalar, óleo lubrificante e produtos químicos.

Para o secretário da Sosu, Adriano Alvarenga Camargo Neves, com as ações implantadas na gestão do prefeito Omar Najar para implementar os serviços de coleta de lixo e coleta seletiva, além dos mutirões de limpeza, trabalho das equipes de volumosos e uma série de ações em prol do Meio Ambiente, Americana está conseguindo realizar um trabalho importante de educação ambiental e conscientização. “Estamos, com o empenho de toda a Administração, dando o exemplo e buscando melhorar cada vez mais o trabalho no município. É uma das prioridades do prefeito Omar Najar a limpeza da cidade, uma questão de saúde pública também”, disse o secretário Adriano.

A secretária de Educação, Evelene Ponce Medina, destacou a participação dos alunos no projeto. “O tema é trabalhado nas salas de aula e agora, com o projeto, vamos especificar a função dos ecopontos e a destinação correta de cada material, reforçando a necessidade de cada um fazer a sua parte e ampliar essa conscientização”.

A diretora da escola, Edilma Regina Conti Scomparim, disse que o projeto veio de encontro com os anseios da comunidade e ajudará na conscientização dos moradores para evitar o descarte de resíduos nas áreas públicas e vias do bairro. “A nossa região possui um ecoponto para o descarte correto dos materiais, os alunos fazem o aprendizado na escola, temos um projeto que trabalha a reciclagem, mas ainda precisa muita conscientização da população para não despejar o lixo e materiais inservíveis em terrenos baldios. Por isso, é importante trabalharmos o tema permanentemente e a importância dos ecopontos na cidade, pois temos muitos pais de alunos que vivem da reciclagem”, explicou a diretora.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também