PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Definida programação oficial do aniversário de Americana

A partir de quarta-feira (14), cidade entra no clima da comemoração, com eventos públicos até fim do mês

Para comemorar os 144 anos de fundação de Americana, celebrados no próximo dia 27, uma programação oficial de eventos e atividades públicas – organizados em conjunto pela prefeitura, Câmara e empresas parceiras – foi divulgada ontem pela Administração. A partir da próxima quarta-feira (14) e até o final do mês de agosto estão previstas ações por toda a cidade, incluindo apresentações, palestras, exposições, visitas guiadas e uma solenidade na data do aniversário.

PUBLICIDADE

Além do Poder Público, a programação é uma realização dos Historiadores Independentes de Carioba, Instituto Cultural Monsenhor Nazareno Magi, Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo Americana e da Associação Prosa Cariobense. Os eventos têm apoio da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Etec Polivalente, Instituto Educacional de Americana, Unicamp, Centro de Memória Unicamp (CMU) e Pati Tour – Turismo Pedagógico. Todas as atividades são gratuitas, mas algumas são direcionadas a públicos específicos, enquanto outras precisam de inscrição prévia.

A programação começa na quarta com apresentação da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Magi – “Concerto Tributo a Michael Jackson”, no Teatro Municipal Lulu Benencase (Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol). No dia 27, será realizada uma sessão solene e a abertura de uma exposição na Câmara. Com início às 19h30, o evento vai contar com receptivo de Marcelo Louback e execução do Hino de Americana pelo quarteto da Orquestra Sinfônica do município. A relação com todos os eventos, publicada ao lado, está disponível também nos sites da prefeitura (www.americana. sp.gov.br) e da Câmara (www.camara-americana.sp.gov.br).

PUBLICIDADE

Cidade nasceu com impulso ferroviário

Os primeiros registros sobre a ocupação do território de Americana datam do final do século XVIII e fazem menção a Antônio Machado de Campos, Antonio de Sampaio Ferraz, Francisco de São Paulo e André de Campos Furquim, que se estabeleceram nas terras de Salto Grande, distribuídas ao longo das margens dos rios Atibaia e Jaguari, afluentes do Rio Piracicaba.

PUBLICIDADE

A construção da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, iniciativa dos fazendeiros de café da região, facilitava o escoamento de produtos. Naquele período, com o loteamento de terras ao redor da estação, hoje área central, pelo Capitão Ignácio Correa Pacheco, formou-se o 1º núcleo urbano. A estação ferroviária de Santa Bárbara, como se chamava no início, teve sua inauguração em 27 de agosto de 1875, com a presença de D.Pedro II, data considerada como fundação do município de Americana.

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This