PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Hortolândia inaugura Caps-24h neste sábado (18)

Unidade no Parque Ortolândia fará acolhimento de pacientes com transtornos mentais em momentos de crise

Hortolândia tem mais uma conquista na área de saúde, desta vez, relacionada à Rede de Atenção Psicossocial: neste sábado (18), será inuagurado o atendimento 24h no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Vida. A unidade que já realiza acompanhamento de pacientes psiquiátricos adultos durante o dia, agora, funcionará à noite para acolhimento em momentos de crise, uma alternativa à internação psiquiátrica.

PUBLICIDADE

O Caps Vida está localizado na rua João Cancian, nº 161, no Parque Ortolândia. A inauguração acontece na data em que é lembrado o Dia da Luta Antomanicomial. Ao longo deste mês, a Prefeitura de Hortolândia realiza uma série de atividades de mobilização e debates sobre questões relacionadas à saúde mental. A programação ao longo do mês, que tem como tema “Saúde Humanizada: Direito de Todos”, pode ser conferida abaixo.

REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

PUBLICIDADE

O Caps Vida é uma das unidades de atendimento da Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Hortolândia, que conta ainda com Caps-I (Infantil) e Caps-AD (Álcool e Drogas). As três unidades atendem de portas abertas, ou seja, não é necessário encaminhamento médico para procurar atendimento. A partir da próxima semana, em razão da restruturação da rede, o CAPS I passa a atender em novo horário: das 7h30 às 18h. O endereço é rua Antonio de Biassi Filho, nº 89, no Pq. Ortolândia.

A Rede de Atenção Psicossocial tem apoio, ainda, das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde há uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e médicos, que auxiliam na estruturação do atendimento em saúde e acompanham os pacientes. Após o diagnóstico, os casos mais graves são conduzidos para o Caps, onde recebem tratamento, como terapias e oficinas, além de acompanhamento médico, terapia ocupacional, assistência social e psicológica.

PUBLICIDADE

LUTA ANTIMANICOMIAL

A Luta Antimanicomial é lembrada todo dia 18 de maio, data que teve origem em 1987, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em Bauru, reunindo mais de 350 pessoas da área de saúde mental em busca de uma experiência de desinstitucionalização da psiquiatria. O tratamento psiquiátrico, até então, se concentrava em internações hospitalares. Como resultado desta e de outras mobilizações, a Reforma Psiquiátrica foi aprovada em 2001, através da Lei Federal 10.216. Isso significa que o atendimento aos pacientes com transtornos mentais passou a ser acompanhado por uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários onde cada paciente tem sua vida livre, participando de atividades terapêuticas e de reabilitação, sempre acompanhados da família.

PIC

A inauguração do CAPS 24h faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Confira abaixo o calendário de ações do Mês da Luta Antimanicomial:

Data Atividade Horário Local
 

15/05/2019 a 20/05/2019

 

Diálogos entre Saúde Mental e Atenção Básica

 

   

Unidades Básicas de Saúde

 

 

17/05/2019

 

Ato do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

 

 

13h

Presença da Rede Psicossocial de Hortolândia na Assembleia Legislativa de São Paulo
 

 

18/05/2019

 

Passeata

“Que isso não termine em Choque”

 

 

 

09h

 

Saída CAPS-I para CAPS-AD e chegada no CAPS Vida

 

 

18/05/2019

 

 

 

Inauguração CAPS VIDA-24h

 

 

 

10h

 

CAPS VIDA

Rua João Cancian, 161, Parque Ortolândia

 

 

21/05/2019

 

Cinedebate + Cinepsi

Filme: O Solista

 

 

 

13h30 às 17

 

 

 

Salão UNASP

 

22/05/2019

 

Ateliê Artístico

 

08h30 às 12h

 

Praça Chico Mendes

 

 

23/05/2019

 

Dialogando com a Saúde Mental

Tema: A pessoa que sofre

 

13h30 às 17h

 

 

Auditório Paulo Freire

Rua: Euclides Pires de Assis, 150, Remanso Campineiro

 

 

28/05/2019

 

Cinedebate + Cinepsi

Filme: Nise: No coração a loucura

 

 

13h30 às 17h

 

Salão UNASP

 

 

 

29/05/2019

 

 

CELEBR(ação)

Um piquinique para celebrar a vida

 

 

09h as 12h

 

 

 

Jardim

(UNASP)

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This