terça-feira, 16 abril 2024

Voluntários organizam Festa de Santo Antônio

Depois dos meses turbulentos, com afastamento do padre Pedro Leandro Ricardo e a queda do bispo Dom Vilson Dias de Oliveira da Diocese de Limeira, os próprios católicos que frequentam a Basílica de Santo Antônio de Pádua, em Americana, vão organizar a festa do padroeiro deste ano, com o objetivo principal de resgatar a essência de um evento com 119 anos de tradição.

A “119ª Festa de Santo Antônio de Americana” está com praticamente tudo certo: a programação de shows, o cardápio de comidas e bebidas, o bingo de prêmios e as atrações para crianças. Serão dois fins de semana, começando na sexta-feira dia 7 de junho, até o domingo, dia 9. A comemoração se reinicia na quarta-feira, dia 12, véspera do Dia de Santo Antônio, com encerramento no domingo, 16.

O diferencial deste ano ficará por conta dos voluntários, que atuam tanto na organização e coordenação da festa quanto no preparo dos sabores tradicionais das festas juninas paulistas. Quase 400 voluntários se dispuseram a trabalhar, todos de alguma comunidade católica de Americana.

O número é maior do que o time do ano passado. Para o coordenador dos voluntários, Gustavo Bruno, o evento vai resgatar o amor dos americanenses pela festividade. “Depois de tudo o que passamos, o grande desafio é recuperar a tradição da festa, não visando o lucro, mas a família. O dinheiro sai de cena e entra este momento de alegria, de confraternização familiar e com os amigos”, declarou.

O coordenador geral da festa, Claudinei Rodrigues da Silva, confirma a mudança de foco dos organizadores. “Vamos trabalhar com preços familiares. Será uma festa que o pai pode ir com sua família, se alimentar e se divertir. Essa não é uma festa da Basílica, é a festa da cidade”, garantiu. Além da redução dos preços dos produtos, outra novidade será a doação de 10% dos lucros para o Lar dos Velhinhos “São Vicente de Paulo” de Americana.

O compromisso, em contrato, será assinado no próximo dia 2 entre a representante da entidade e o padre Alex Sander. A festa será menor e os coordenadores sabem disso. E prometem que seja também mais aconchegante. “Acredito que o pessoal vai trabalhar com um sorriso no rosto durante toda a festa. A gente vê que está todo mundo com vontade de se superar”, garantiu o coordenador de eventos Anderson Bernardo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também