Home Brasil + Mundo Doria anuncia produção de vacina contra coronavírus até junho de 2021

Doria anuncia produção de vacina contra coronavírus até junho de 2021

Governador de SP diz que 9 mil brasileiros começarão a ser testados em três semanas, após parceria entre Instituto Butantan e laboratório chinês Sinovac Biotech
by TodoDia
Vacina coronavírus

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou no início da tarde desta quinta-feira (11) a produção e testes de uma vacina contra o coronavírus pelo Instituto Butantan, em parceria com olaboratório chinês Sinovac Biotech. Segundo ele, a “coronavac” (ou vacina contra a Covid-19)  já está na terceira fase de testes, e começará a ser testada em 9 mil voluntários brasileiros dentro de três semanas. O governador disse estimar que, após os testes, a vacina poderá estar disponível até junho de 2021.

“Essa vacina é a nossa esperança e a nossa fé”, disse Doria, que classificou o anúncio como “um dia histórico para a ciência no Brasil”, em anúncio no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste de São Paulo.

Mais cedo, Doria fez o anúncio via redes sociais da parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. Segundo Doria, dos mais de 100 trabalhos de pesquisa em busca de uma vacina atualmente em desenvolvimento no mundo, cerca de dez estão no estágio mais avançado, de testagem em humanos, e a vacina da Sinovac é uma delas.

Após a testagem, havendo resultados positivos, haverá a transferência da tecnologia para a produção em larga escala pelo Instituto Butantan.

Em nota divulgada em seu site, Sinovac afirma que a vacina foi eficiente na proteção de macacos rhesus.

Recentemente, a empresa recebeu autorização na China para testes em humanos, para verificar segurança, tolerância, dosagem e agenda de imunização. Segundo Doria, já houve testes em 1.000 humanos na China.

A vacina é anunciada pelo governador um dia após o Estado de São Paulo bater o recorde de mortos por Covid-19 desde o início da pandemia, com 340 óbitos registrados em 24h. O Estado é atualmente o epicentro da epidemia no Brasil, com quase 10 mil mortes e mais de 156 mil casos confirmados da doença.

 

Doria anuncia vacina para Covid
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

Doria com o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, e representante do laboratório chinês na assinatura do acordo (Foto: Gov. de SP)

 

REPORTAGEM: Folhapress

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This