Home Cidades Duas colmeias são localizadas após ataque contra macacos em Americana

Duas colmeias são localizadas após ataque contra macacos em Americana

Segundo a Administração, as abelhas têm que ser removidas, não podem ser mortas, mas a retirada não é simples
by Claudete Campos

Funcionários do Parque Ecológico Cid de Almeida Franco, em Americana, localizaram uma colmeia na área verde e outra no Jardim Botânico Prefeito Carroll Meneghel, após uma varredura feita depois que um ataque de abelhas da espécie “Oropa” provocou a morte de 14 macacos pregos de peito amarelo no zoológico local, na última quinta-feira (5). 

Segundo a Administração, as abelhas têm que ser removidas, não podem ser mortas, mas a retirada não é tão simples assim. A prefeitura não informou o prazo para tal retirada. 

Além disso, os enxames de abelhas podem chegar a qualquer momento, informou a Administração. Ontem o parque ficou fechado, como de praxe, para manutenção, mas abre normalmente hoje. 

Os animais mortos foram encaminhados para necropsia, com constatação de envenenamento causado pelas picadas das abelhas. Os macacos serão encaminhados para incineração por empresa contratada pela prefeitura. 

As mortes dos animais foram comunicadas à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, como determinação a legislação. Além disso, a prefeitura está em contato com outras instituições, para conseguir exemplares da mesma espécie para viverem no parque. 

ENXAMEAMENTO 

O diretor do parque, João Carlos Tancredi, havia informado, semana passada, que nesta época do ano ocorre o fenômeno conhecido como “enxameamento”, quando há migração de parte de uma colmeia. Neste deslocamento, quando as abelhas ficam muito agressivas, houve o ataque aos animais. 

REFORMAS 

O parque passa por reformas nos recintos. Inclusive, as ilhas onde ficavam os macacos passam por um processo chamado de enriquecimento ambiental. Segundo a prefeitura, a previsão de conclusão das reformas é para o próximo mês de janeiro. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This