Home Cidades Em ‘quase colapso’, Campinas entra em fase vermelha

Em ‘quase colapso’, Campinas entra em fase vermelha

Em live realizada nesta terça, prefeito Dario Saadi apontou que dos 290 leitos de UTI da cidade, 263 estão ocupados
by Leon Botão

O prefeito de Campinas, Dario Saadi (Republicanos), anunciou nesta terça que o município vive uma situação de “quase colapso” na Saúde ao atingir 90,7% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados e, por isso, entra a partir desta quarta-feira (3) na Fase Vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia do coronavírus. A medida vale por 15 dias e uma nova reavaliação do cenário será feita daqui a uma semana.

Em live realizada nesta terça, Saadi apontou que dos 290 leitos de UTI da cidade, 263 estão ocupados, e esse cenário demanda, segundo o prefeito, medidas drásticas para frear a pandemia.

“A omissão pode nos levar a um colapso jamais visto na saúde da nossa cidade. Vivemos um momento de quase colapso de nosso sistema de saúde, não é uma decisão fácil para a cidade tomar. Tenho ido aos hospitais, e vejo o sofrimento das equipes e das famílias. Acredito que todos nós estamos cansados da pandemia e de restrições, mas o cansaço a gente recupera, a dor da perda de um familiar é pra sempre”, disse o prefeito.

Com a fase vermelha, a partir de amanhã, não podem funcionar com atendimento presencial o comércio de rua e shoppings, bares, lanchonetes e restaurantes, salões de beleza, academias, escolas e faculdades. Podem abrir e receber clientes apenas os supermercados, farmácias, postos de combustíveis, considerados serviços essenciais.

REGIÃO

O cenário da Região de Campinas é ligeiramente melhor que o da cidade de Campinas, mas também preocupa e aponta para a adoção da fase vermelha por parte do Estado. Um novo pronunciamento com medidas para conter a pandemia deve ocorrer nesta quarta, mas conforme adiantou o TODODIA nesta terça, a taxa de ocupação de UTI na região chegou aos 77,1%, índice de fase vermelha.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This