quinta-feira, 2 maio 2024
INFRAESTRUTURA

Americana agora conta com novo sistema de varrição mecanizada

Vassouras rotativas mecanizadas e sistema de exaustão compõem o novo serviço
Por
Redação
Foto: Divulgação

O Prefeitura de Americana lançou em janeiro um novo serviço de limpeza no município, através de um caminhão da empresa MB Engenharia, com sistema de varrição mecanizada de ruas e avenidas. O novo serviço é capaz de varrer uma via de um quilômetro, ida e volta, em até meia hora.

O procedimento manual levaria um dia de trabalho para ser concluído. O diretor da MB engenharia, Maurício Bisordi, explica que o tanque do caminhão tem capacidade volumétrica de seis metros cúbicos e realiza a limpeza de cerca de 2,2 mil km por mês de vias, principalmente, as vias de alto fluxo.

“Ela faz a varrição no meio fio e pega uma faixa de, aproximadamente, um metro. São vassouras rotativas que pega a sujeira do meio fio e coloca dentro da máquina. No meio da máquina tem um sistema de exaustão que aspira essa sujeira para dentro do tanque”, explicou.

Segundo Bisordi, o sistema mecanizado apresenta segurança e evita expor os trabalhadores aos riscos. “Ela se aplica nas grandes avenidas que tem um trânsito intenso. Nesses locais, a varrição manual traz alguns riscos para o trabalhado por causa dos carros em alta velocidade. Então, essa dinâmica substitui justamente, nesses pontos onde tem maior segurança na sua operação e esses trabalhadores estão sendo transferidos para outros locais para melhorar a varrição dos bairros com ruas de menor movimento”, disse.

O prefeito Chico Sardelli comemorou mais uma conquista para a cidade, com o investimento em tecnologia para deixar Americana cada vez mais bonita, inteligente e humana. “A administração passada fez a parte dela e estamos fazendo a nossa parte. Não seria diferente com a zeladoria com a limpeza pública de Americana. Estamos no caminho certo. Tem problemas, mas bastante soluções. Para deixar essa cidade cada vez mais limpa”, diz o prefeito.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também