quinta-feira, 12 junho 2025
MEIO AMBIENTE

Hortolândia conquista título de “Cidade Árvore do Mundo” pela terceira vez

Selo reconhece ações realizadas pela Prefeitura e pela população para tornar a cidade mais verde, agradável e sustentável
Por
Redação
Crianças plantam muda de árvore em parque de Hortolândia: ações de preservação. Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

Pela terceira vez, Hortolândia conquistou o título de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido, neste ano, a 210 cidades em 24 países pelo programa “Tree Cities of the World” (“Cidades Árvores do Mundo”, em tradução livre para o português). O título representa um reconhecimento público, internacional, em razão da realização de ações e políticas públicas alinhadas às metas globais de preservação do meio ambiente, de arborização e de promoção da sustentabilidade, implementadas na cidade. O Programa é realizado pela Fundação “Arbor Day” (Fundação “Dia da Árvore”) e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

A cidade ganhou o título pela primeira vez em março de 2022, sendo novamente agraciada em 2023. Além disso, em outubro de 2023, Hortolândia recebeu o selo “Cidade Amiga das Árvores”, concedido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, durante o 1º Fórum Paulista de Arborização Urbana. Em outubro de 2022, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, foram a Washington-DC, nos Estados Unidos, participar do “Fórum Tree Cities of the World”, que acontece anualmente, reunindo os agraciados com o título.

Para o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, o reconhecimento internacional reforça o compromisso de Hortolândia com o meio ambiente e a sustentabilidade. “Esse trabalho é fruto do esforço conjunto entre a Prefeitura, a iniciativa privada e, principalmente, a nossa população, que abraçou essa causa e tem contribuído ativamente para tornar Hortolândia uma referência em sustentabilidade. Nosso compromisso com o meio ambiente vai muito além do plantio de árvores. Estamos investindo na recuperação de nascentes, no fortalecimento do saneamento básico e na implementação de novas políticas de limpeza urbana, como a varrição mecanizada e a instalação de contêineres. Além disso, disponibilizamos ferramentas digitais para facilitar a solicitação de plantio e poda de árvores, garantindo que a cidade continue crescendo de forma equilibrada e sustentável. Seguimos firmes no propósito de preparar Hortolândia para os próximos 30 anos, sempre pensando no bem-estar da população e na preservação dos nossos recursos naturais. Esse reconhecimento internacional é apenas mais um passo na construção de uma cidade inteligente, sustentável e preparada para os desafios do futuro”, ponderou o prefeito.

Ano a ano, a cidade tem avançado nas ações de arborização urbana, ultrapassando as 80 mil mudas plantadas nos últimos quatro anos, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Prefeitura inaugura Parque Socioambiental ‘Aloízio Pereira Silva’

A Prefeitura de Hortolândia inaugurou o Parque Socioambiental “Aloízio Pereira Silva”, localizado na Rua Aldaci Fiúza de Camargo, no Parque Perón, em uma área bastante degradada que foi totalmente revitalizada pelo poder público. Os recursos para a realização da obra foram do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos) do Governo do Estado de São Paulo. O investimento foi de cerca de R$ 1,4 milhão.

O novo parque tem cerca de 14 mil metros quadrados e conta com playground, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano. Um dos acessos fica na Rua Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Aldaci Fiúza de Camargo (antiga Rua Um).

O projeto de revitalização foi acompanhado de perto pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Obras e de Serviços Urbanos. As etapas envolveram drenagem, revitalização e preservação do Ribeirão Jacuba, urbanização, paisagismo e implantação do novo parque linear. Às margens do córrego foram plantadas 620 mudas de árvores frutíferas e nativas do Brasil e 11 mil metros de grama. Também houve o plantio de mudas para decoração ornamental.

Um dos pontos altos da obra diz respeito a questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba, curso d’água que é ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal do município.

Cuiabá

Em maio do ano passado, também foi inaugurado o novo Parque Socioambiental no Jardim São Bento, com uma grande homenagem para aquele que dá nome a nova área de lazer de Hortolândia: “Cuiabá” Oriovaldo Querino da Silva. O parque foi inaugurado pela Prefeitura após diversas ações em equipes de diferentes secretarias para a revitalização da área que, agora, está embelezada, modernizada e atrativa para a diversão entre familiares, amigos ou para uma caminhada.

Hortolândia avança na construção do maior parque da cidade no Jardim Amanda

A Prefeitura de Hortolândia segue firme com as obras do futuro Parque Socioambiental no Jardim Amanda, que será a maior área de lazer do município, com 90 mil m². Segundo a Secretaria de Obras, o projeto já alcançou mais de 10% de execução, com ciclovias, parte das calçadas e do piso intertravado da área de convívio já implantados.

O parque será construído em uma área que abriga duas lagoas e contará com diversos atrativos: pista de caminhada, academias ao ar livre para a terceira idade, playgrounds, espaços de convívio, bicicletários, além da reforma das quadras e do campo de futebol, que ganhará um novo vestiário.

Para melhorar o transporte na região, a Secretaria de Mobilidade Urbana prevê a construção de uma estação de transferência de ônibus municipal junto ao parque. A entrega de uma parte da obra está prevista para maio, em celebração ao aniversário de emancipação da cidade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também